EPTRAN capacita candidatos através da linguagem dos sinais

Com o intuito de tornar os portadores de necessidades especiais aptos à circular nas vias de trânsito, dotando-os de conhecimentos teóricos e práticos, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN-BA), através da Escola Pública de Trânsito (EPTran) dará início segunda-feira, 10 de maio, a partir das 18h30, às aulas teóricas gratuitas também para deficientes auditivos.

Os alunos vão aprender noções de legislação, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e mecânica junto a outros candidatos. A turma tem um total de 40 pessoas, sendo sete delas especiais. Um instrutor da EPTran vai ministrar as aulas e um profissional especializado na língua dos sinais estará ao lado para decodificar as informações, a partir da combinação da forma e do movimento das mãos.

De acordo com a diretora da EPTran, Ana Cristina Regueira, “há um compromisso antigo do órgão em priorizar a criação de ações de inclusão social, dando oportunidade à população em geral para ter acesso igualitário às vias de trânsito. A iniciativa sempre existiu e essa é a primeira turma especial de 2010 que estamos atendendo. A nossa intenção é incluir, nunca excluir. Por isso, todos vão estar juntos na sala de aula”, pontua.

Os candidatos, que foram aprovados na última seleção da EPTRAN do ano passado, já foram submetidos aos exames médicos e psicológico. Após as aulas teóricas, que vão se estender até o dia 25 de maio na sede da EPTRAN, localizada na Av. ACM, eles serão submetidos ao teste teórico. Sendo aprovados, seguem para as aulas práticas de direção veicular e o exame. Se concluir todas as etapas com êxito, os alunos já estarão habilitados a serem condutores.

Fonte: Ascom do DETRAN-BA – Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui