Jonas Paulo, presidente do PT-BA visita o Extremo Sul. Confira entrevista

Na quinta-feira, dia 22 de dezembro, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, visitou o Extremo Sul da Bahia. Na ocasião, a primeira cidade a ser visitada foi Teixeira de Freitas, onde foi entrevistado por vários órgãos de imprensa. Segundo o presidente do PT, a visita a Teixeira foi para tratar de diversas questões, entre elas das eleições 2012. Eis a íntegra da entrevista concedida ao repórter Ramiro Guedes.

Jonas, qual o motivo de sua visita ao Extremo Sul e, mais precisamente, a Teixeira de Freitas?

“Venho ao Extremo Sul para conversar com os companheiros sobre vários assuntos do partido, principalmente de uma base do governo para as eleições de 2012. Aqui em Teixeira, foi para uma conversa com a Executiva, vereadores e com a vereadora Marta Helena. As conversas foram muito boas. Com a Executiva tivemos a oportunidade de analisar o quadro político da cidade, olhar a movimentação das forças políticas e afirmar nossa confiança no papel do PT. A situação do partido em Teixeira de Freitas é de muita união, graças ao trabalho do nosso presidente João Bosco e dos companheiros da direção. Presidente do partido, João Bosco, com total apoio das bases, está colocando seu nome à disposição, contando para isso com apoio maciço e se colocando como alternativa para uma pré-candidatura, a ser definida no início do ano. Temos em mãos várias pesquisas que nos mostram um quadro animador em Teixeira de Freitas, colocando a candidatura do PT em posição invejável e em condições de vencer as eleições. A situação em Teixeira de Freitas é muito boa”.

Jonas, como o PT está atuando e pretende atuar no Extremo Sul?

“Vejo como importante para a região a consolidação do pólo de celulose, o avanço do pólo turístico, o desenvolvimento da Agricultura Familiar e vários outros programas sociais. Quero cumprimentar a região pela vinda da Universidade Federal do Extremo Sul, fato que só foi possível pelo compromisso assumido por Lula e Dilma e pela luta do governo Jaques Wagner. A duplicação da BR-101 é outra grande conquista do povo da região e uma prova do respeito que o governo tem pelo Extremo Sul da Bahia”.

Retornando à questão política, com o ficará o posicionamento do governador Jaques Wagner quando houver dois candidatos da base aliada disputando as eleições municipais?

“Olha, o governador é um homem cumpridor de compromissos e têm um grande apreço pelos companheiros da base aliada, mesmo eles não sendo do PT. Ele tem deixado claro, porém, uma coisa: dará preferência aos candidatos que estiveram com ele nas eleições para governador. Para ele, esses são preferenciais, pois desde o primeiro momento fizeram parte do projeto de governo. O governador afirma que terá o maior respeito com aqueles que compõem a base governista atualmente, mas sua preferência será sempre para os que estiveram com ele na época da disputa do governo”.

Um problema que a oposição debita ao governo Wagner é o aumento dos índices de violência na Bahia. O que você teria a dizer sobre isso?

“A violência aumentou estruturalmente no Brasil inteiro. A Bahia vem tomando providências no sentido de combater esse mal. Aumentamos o efetivo das tropas da Polícia Militar como jamais aconteceu nos últimos anos. Estamos investindo em treinamento das tropas e travando um combate sem tréguas contra o tráfico. Estamos aumentando o contingente da Polícia Civil e buscando aparelhar bem as delegacias do interior. A violência está estruturada em cima do tráfico de drogas e no tráfico de armas, mas está forte também no roubo de madeiras, no tráfico de animais silvestres, no roubo de cargas e muitas outras modalidades. Uma preocupação diuturna do governador Jaques Wagner é o combate sem trégua ao crime organizado para que o clima de insegurança que impera no Rio de Janeiro e em São Paulo não tome conta do Estado da Bahia.

“Um estudante e trabalhador, Jeremias, membro da juventude petista, quando soube que ia fazer essa entrevista, pediu-me encarecidamente que você desse notícias do presidente Lula. Ele julga que você, como presidente do partido, deve ter informações mais claras das que nos chegam pela imprensa. Pergunta: como está realmente a saúde do presidente Lula?

“Jeremias, o presidente Lula é uma figura querida de todos nós, de todo o povo brasileiro. A doença existe, foi amplamente noticiada pela mídia e o próprio Lula não escamoteou dado algum desse seu momento. Mas Lula é um lutador, é um homem que superou diversas e fortes adversidades e está superando mais essa. O tumor que o acometeu já regrediu 75% nesse momento do tratamento, não haverá necessidade de cirurgia e Lula está muito animado a agradecido pelas orações de todo o Brasil. Mais: Lula está aflito para voltar a fazer política e já mandou avisar que vem para os palanques da Bahia nas eleições municipais. Ele estará conosco na luta para a conquista de muitos municípios, levando à frente o projeto de um governo popular e voltado para o bem estar dos mais carentes. Lula está bem, Jeremias, e estará em nossos palanques, pode apostar”.

Presidente, agradecemos a sua entrevista e deixamos o nosso espaço para uma mensagem sua ao povo do Extremo Sul e de Teixeira de Freitas, em especial.

“Volto dessa viagem entusiasmado. Encontrei um PT unido, pronto para disputar as eleições com garra e lealdade, como sempre fez, e com uma possibilidade de vitória muito grande. Aqui em Teixeira, por exemplo, encontro um partido unido em torno do nome do Dr. João Bosco, com pesquisas altamente satisfatórias e com uma rejeição praticamente inexistente. As ações que estamos planejando e a atuação do governo Jaques Wagner também marcarão uma diferença substancial. Quero cumprimentar o povo de Teixeira de Freitas pelo campus da Universidade Federal do Extremo Sul na cidade, mostrando a realidade do atual governo, estadual e federal. Já são 8 universidades federais nos últimos anos: tínhamos apenas uma, o que mostra que Lula, Dilma e Wagner têm um olhar que privilegia a educação, realmente o vetor de solução de nossos males sociais. Volto, já disse, satisfeito. Parabéns aos companheiros do Extremo Sul pela bela lição de unidade que estão proporcionando dentro do PT”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui