Entrega de próteses encerra ciclo de ações da saúde bucal no município de Caravelas

Entrega de próteses encerra ciclo de ações da saúde bucal no município de Caravelas. Fotos; Ascom
Quanto vale e o que representa um sorriso pra você? O Dicionário Aurélio classifica o sorriso como expressão facial, em que os lábios se movimentam para os lados, demonstrando contentamento e alegria.
Para a Prefeitura de Caravelas, o sorriso saudável contribui com a autoestima e a qualidade de vida, porque quem sorri, vive menos estressado, anda bem humorado, com maior imunidade de saúde, produz mais e tem melhor relacionamento social.
Entrega de próteses encerra ciclo de ações da saúde bucal no município de Caravelas
De 2017 a 2019, foram mais de 25 mil atendimentos em ações de saúde bucal. A entrega de próteses dentárias à dezenas de pessoas, completa um ciclo de ações realizadas nos últimos três anos para cuidar do sorriso da população de Caravelas.
Muitos, se emocionaram com a possibilidade de voltar a sorrir. Vergonha, baixo estima e dificuldade de se alimentar estavam entre as tormentas vividas por quem desejava voltar a sorrir.
Entrega de próteses encerra ciclo de ações da saúde bucal no município de Caravelas
Segundo a coordenadora da Saúde Bucal, Kelly Martins, “o programa identificou os pacientes com a necessidade de uma prótese, submetendo cada um deles à moldagem e medição da boca para a confecção da prótese”, explicou.
A confecção de próteses continua para quem mais precisa. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima, apresentando Cartão SUS para avaliação odontológica e diagnóstico em exame clínico.
Entrega de próteses encerra ciclo de ações da saúde bucal no município de Caravelas
O QUE FIZEMOS? Nos últimos três anos, a administração municipal investiu em ações de prevenção, cuidados e tratamento das doenças bucais, com a realização de palestras nas escolas, unidades de saúde e em mutirões (utilizando kit bocão, fio dental e escovação); levantamento epidemiológico, escovação supervisionada, aplicação de flúor, teatrinhos, vídeos educativos, visitas domiciliares, busca ativa de pacientes nos grupos de gestantes, idosos, tabagistas, crianças, adolescentes, hipertensos, diabéticos e pescadores.
Também revitalizou e modernizou os consultórios dentários em todas as nove unidades básicas de saúde, espalhadas por todo o município, onde foram instalados novos compressores odontológicos, novos kits de profilaxia (com ultrassom odontológico e jato de bicarbonato), novos fotopolimerizadores (de LED sem fio), novos aparelhos de Raio-X, reveladoras, seladoras, negatoscópios, biombos, aventais plumbíferos e novas cadeiras odontológicas.
Os profissionais também participam, periodicamente, do Programa de Educação Permanente, com capacitação, palestras, cursos e treinamentos trimestrais com diversos especialistas convidados.

QUAIS SERVIÇOS ESTÁ DISPONÍVEIS? Profilaxia, raspagem, aplicação tópica de flúor, cirurgias diversas, restaurações em resina e amálgama, emergências endodônticas e orientações de saúde e higiene bucal. E agora, ainda, Raio-X e tratamentos especializados (endodônticos – canal – e próteses).

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui