Entenda a diferença entre bloquear e silenciar contato no WhatsApp

Entenda a diferença entre bloquear e silenciar contato no WhatsApp
Blog mostra o que fazer caso o WhatsApp não consiga receber e enviar informações pelo Wi-Fi. — Foto: REUTERS/Thomas White

O WhatsApp tem três opções que ajudam a evitar alguém no aplicativo. É possível silenciar, arquivar e bloquear o contato, mas você sabe qual é a diferença entre cada um desses recursos?

Todos diminuem o acesso que a outra pessoa tem a você no aplicativo, mas o impacto dessa restrição varia de acordo com a opção. É importante saber como elas funcionam para escolher a melhor forma de limitar a interação e evitar transtornos. Confira abaixo o que cada recurso faz.

  • Silenciar: a outra pessoa ainda pode enviar mensagens, mas o celular não vai exibir notificações quando o contato interagir com você;
  • Arquivar: também permite que a pessoa envie mensagens, mas não haverá notificações, e a conversa ficará “escondida” em uma pasta no aplicativo;
  • Bloquear: é a opção que impede de vez interações com a pessoa, já que a sua conta deixa de receber mensagens, ligações e atualizações de status do contato.

O aplicativo não informa para a outra pessoa que ela foi bloqueada, mas dá alguns indícios, como não mostrar para ela a sua foto de perfil e informações sobre sua atividade, como o “visto por último” e o “online”.

Vale lembrar que o WhatsApp não permite bloquear um grupo. Mas é possível sair do grupo e bloquear os administradores, exibidos na lista de participantes. O aplicativo oferece ainda a opção de alterar as configurações para desconhecidos não te adicionarem em grupos.

Como bloquear um contato

  1. No Android, toque e segure sobre a conversa na tela inicial e clique no ícone “⋮”, e no iPhone (iOS), deslize o item da conversa para a esquerda e toque em “Mais”;
  2. Selecione “Bloquear”;
  3. Confirme a escolha clicando em “Bloquear” — se quiser apenas bloquear a conta, deixe desmarcada a opção “Denunciar ao WhatsApp”.

Para desbloquear a conta, abra a página de “Configurações” (no Android, é preciso clicar primeiro no ícone “⋮”). Depois, clique em “Privacidade” e em “Desbloquear”. Selecione o contato desejado e toque em “Desbloquear”.

Se o contato ainda aparecer para você na tela inicial, é possível desbloqueá-lo ao abrir a conversa e tocar na opção correspondente.

Como silenciar um contato

  1. No Android, toque e segure sobre a conversa na tela inicial e clique no ícone de um sino riscado na parte superior, e no iPhone, deslize a conversa para a esquerda, toque em “Mais” e, então, em “Silenciar”;
  2. Escolha por quanto tempo deseja silenciar as notificações (8 horas, 1 semana ou sempre);
  3. Confirme a escolha em “OK”.

Como arquivar uma conversa

No Android, toque e segure sobre a conversa na tela inicial e clique no ícone com a seta para baixo, que aparece no topo da página. No iPhone, deslize a conversa para a esquerda e, então, em “Arquivar”.

As conversas ficarão na pasta “Arquivadas”, que aparece no topo da tela inicial do WhatsApp.

Como apagar uma conversa

  1. No Android, toque e segure sobre a conversa e clique no ícone da lixeira, e, no iPhone, deslize a conversa para a esquerda, clique em “Mais” e, então, em “Apagar conversa”;
  2. Confirme a opção em “Apagar conversa” — se desejar, marque a opção “Apagar as mídias recebidas nesta conversa da galeria do dispositivo”.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui