A educação profissionalizante é uma das propostas de governo do candidato Geddel Vieira Lima que a caravana Jovem da coligação A Bahia Tem Pressa levará para os bairros da capital e cidades do interior. O presidente da Juventude do PMDB, Nestor Neto, considera que a proposta atende a uma das principais reivindicações dos jovens baianos: a capacitação para o mercado de trabalho.
“A intenção é descentralizar o ensino profissionalizante nas escolas levando-o para as grandes cidades do interior e não apenas em Salvador. O objetivo de Geddel é promover igualdade de oportunidade e de acesso ao mercado de trabalho e nós o ajudaremos a disseminar essa idéia”, disse Nestor Neto, um dos coordenadores da caravana formada por jovens dos 12 partidos que formam a coligação A Bahia Tem Pressa.
Com o Programa de Formação Profissionalizante, previsto no seu plano de governo Geddel pretende implantar cursos de formação técnica, ao longo de quatro anos, em pelo menos metade da rede pública de ensino médio. O presidente da Juventude do PMDB ressalta que além da melhoria da qualidade de ensino e da capacitação profissional, o programa será também um importante aliado para afastar os jovens das drogas e da criminalidade.
“A capacitação profissional dará ao jovem, principalmente os das periferias das nossas cidades, uma perspectiva em relação ao futuro”, avalia.
Ele destacou o fato do programa ter sido concebido por Geddel tendo como parâmetro as vocações econômicas de cada região, o que para ele estabelece as condições para que os jovens, depois de formados, não sejam obrigados a migrar dos seus municípios em busca de oportunidades.
“Há uma grande quantidade de jovens que estão desempregados porque não têm qualificação e no interior as oportunidades são ainda menores. A atitude de Geddel demonstra não só compromisso com o presente, mas também com o futuro, pois vê o jovem como instrumento de desenvolvimento para o estado como um todo e não apenas nas grandes cidades”.
Fonte: Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia