Encruzilhada: Estação de tratamento leva água para 920 famílias

Com capacidade para tratar 42 mil litros de água por hora, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do distrito de Vila do Café, pertencente ao município de Encruzilhada, no centro sul da Bahia, entrou em operação. A obra, que teve investimentos de R$ 2,4 milhões, foi executada pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

A ETA foi inaugurada em evento, neste sábado (4), com a participação do governador Rui Costa, do titular da SIHS, Cássio Peixoto, e do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Geraldo Reis, entre outras autoridades. Na oportunidade, o governador destacou que investir em tratamento de água significa proporcionar uma vida mais saudável à população.

“Temos outros investimentos em andamento aqui [em Encruzilhada], com recursos do governo federal da ordem de R$ 5 milhões, que vão atender [com água] outras comunidades. Os investimentos continuam na região, inclusive em Vitória da Conquista, com a [reestruturação da] Barragem [Rio] Catolé, que vai resolver completamente o abastecimento de água na região”, afirmou Rui.

Aproximadamente 10,8 mil pessoas vivem em Vila do Café. No momento, 900 domicílios são atendidos pela rede de distribuição de água. As 20 casas que foram construídas após a conclusão da Estação de Tratamento de Água serão contempladas nos próximos dias.

Melhor saúde

De acordo com o engenheiro da Cerb, Ramires Carvalho, responsável pela última fase da obra, a água é captada no Rio do Meio, a sete quilômetros da ETA. “Aqui [na estação] ela passa por todo processo químico de tratamento, é filtrada e atende a necessidade de consumo da população. A água é armazenada em reservatórios apoiados e também elevados para que todo o distrito receba água de qualidade”.

Há 14 anos, dona Simone Silva Santos vive com a mãe, o marido e dois filhos na Vila do Café. No pequeno distrito ela tem um pequeno estabelecimento onde comercializa bebidas e quitutes. Conforme a pequena empreendedora, a chegada da água potável tem uma importância especial. “Um dos meus filhos tem problema de pele e a água tratada vai melhorar a saúde dele”.

Educar para Transformar

Como parte das metas do programa Educar para Transformar – Pacto pela Educação e da série de visitas, feitas a escolas públicas em Salvador e no interior, o governador esteve no Colégio Estadual do Campo Nancy de Castro neste sábado. A unidade – onde boa parte dos 264 alunos matriculados no ensino médio é da zona rural – foi a 91º a receber a visita de Rui Costa.

Na ocasião, os alunos Letícia Mares e Jadiel Moreira, do 3º ano, fizeram uma performance de dança ao som de ‘O Bêbado e o Equilibrista’, canção eternizada na voz de Elis Regina. “Acho bastante importante a visita do governador aqui. O colégio está na zona rural e a vinda dele traz mais prestígio e melhorias que, tenho certeza, vão acontecer”, disse Letícia.

Secom BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui