Encontro em Salvador reúne radialistas de todo Brasil

Radialistas de todo o Brasil estiveram reunidos em Salvador nos dias 17,18 e 19 de junho, discutindo os critérios de unificação para a concessão de registro profissional, carga horária dos cursos técnicos para emissão de registro profissional (Lei 5134), terceirização e precarização da mão de obra no mercado de radiodifusão e rádios comunitárias.

Na mesa de abertura o coordenador geral da FITERT, Nascimento Silva, o secretário de registro profissional da Federação, Everaldo Monteiro, e a superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia, Isa Simões. Nascimento Silva falou sobre a importância do encontro para categoria, ressaltando que o debate servirá para estabelecer bases sólidas para o futuro profissional dos radialistas.

Para Everaldo Monteiro, um dos organizadores do evento, o ciclo de debates para o encontro da Bahia, que começou em março de 2009 em Manaus, e contemplou as cinco macro-regiões do país, foi fruto do trabalho de uma equipe, formada pelo próprio Everaldo e pelos diretores da Fitert, Celene Lemos e José Antonio, que não mediram esforços em viajar pelo Brasil para buscar o consenso sobre os assuntos que são as maiores preocupações da categoria no momento. Everaldo ainda agradeceu a toda diretoria da Fitert pelo apoio ao trabalho desenvolvido, e agradeceu aos colegas, que também num esforço hercúleo, deslocaram-se para Bahia, “para coroar com êxito este Encontro”.

Foram feitas diversos questionamentos pelos companheiros participantes, tanto para a representante de Salvador da SRTE, Isa e Solange da SRTE de Brasília, desde a forma como é emitido o Registro Profissional pelos sindicatos de Itabuna, Ilhéus e Feira de Santana. Os cursos à distância estiveram na pauta deste encontro, registro encaminhado de forma indevida pelas emissoras de rádio, tudo isso foi discutido na Plenária Nacional de Registro Profissional.

Depois de ouvir as reivindicações da Plenária, a superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia, Isa Simões, se comprometeu a levar para o Ministro do Trabalho, Carlos Roberto Lupi, as reivindicações dos radialistas, colocando-se à disposição para ajudar na defesa dos interesses da categoria.

Fonte: José Orlando / Diretor Regional do Sinterp – Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui