Encontrando a predestinação

“Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.11-12)

A escolha de Deus por nós só pode ser conhecida por cada um por meio da fé em Cristo. Assim como viver a predestinação divina, a realização da vontade de Deus na vida, também só é possível por meio da obra redentora de Cristo. O plano criador de Deus indica o propósito de que tudo existisse de forma plena, num conjunto de criações em que, cada uma, cooperasse com a existência e êxito da outra, num equilíbrio sábio, perfeito e gerador de felicidade e louvor ao Criador. A criação foi colocada sob o domínio do ser humano, também criado, mas não apenas com criatividade e genialidade, mas à imagem e semelhança do Criador. O ser humano deveria ser um “deus” para o mundo criado, mas não um “deus” para si mesmo.

Porém escolhemos ser “deuses” e deixamos de honrar nosso Criador e Deus. Isso gerou divergência e quebrou a harmonia na criação. O “deus” dado à criação passou a fazer mal a si mesmo, desonrando o Criador, conflitando com seu semelhante e abusando do mundo criado. Um claro desvio do propósito do Criador. Cristo veio e é nosso ponto de retorno. Nele os “deuses” podem realinhar a vida, dizendo “não” a si mesmos e aprendendo a honrar a Deus. Nele se realiza a predestinação do Criador para suas criaturas e nele todos nos vemos como escolhidos para viver de maneira que sejamos para o louvor da glória de Deus – a realização de Seus propósitos.

É por meio de Cristo que a misteriosa vontade de Deus se realiza no mundo. É por meio de Cristo que podemos ser o que Deus escolheu que fôssemos. Quem jamais usou uma faca de mesa para apertar um parafuso? O resultado, normalmente, é um parafuso mal apertado e uma faca de mesa danificada. Sem Cristo vamos divergir da vontade de Deus, o que significa viver por razões erradas, apertar parafusos com facas de mesa. Em Cristo podemos reeditar nossa história segundo o roteiro de Deus e assim honrá-lo como nosso Criador. Em Cristo nos reencontramos com a predestinação. E é assim que a vida faz sentido, ainda que nem tudo por aqui vá, de fato, fazer o sentido para nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui