Empresas de Eunápolis fornecedoras da Veracel serão qualificadas e certificadas

Parceria entre a Veracel, Sebrae e IEL vai oferecer um programa completo de qualificação para 25 empresários locais

Modernizar a gestão,incrementar a competitividade e oferecer qualificação. Com esses objetivos, o Sebrae do extremo sul, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Veracel firmaram umaparceria para desenvolver e qualificar os empresários fornecedores da Veracel em Eunápolis. Ser fornecedor permanente da empresa, o valor do contrato anual, o número de funcionários e a complexidade no desenvolvimento do serviço prestado foram alguns dos critérios utilizados pela Veracel para selecionar as empresas que vão participar do Programa de Qualificação de Fornecedores(PQF).

O período de avaliação inicial já começa na próxima segunda-feira, dia 26. Os treinamentos começam no dia 16 de abril, com o curso “Planejamento Estratégico”, que faz parte do módulo “Gestão Empresarial”. Durante o programa as empresas receberão treinamento em grupo e consultoria individualizada, além de avaliação e monitoramento do desenvolvimento nas etapas do programa. Ao final, as empresas serão certificadas quanto ao atendimento dos critérios do programa. Somente as empresas fornecedoras queatenderem100% do programa receberão o Certificado de Fornecedor Qualificado.

Para isso, passam por auditoria do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), organismo certificador de sistemas habilitado pelo Inmetro, atestando que as empresas estão em conformidade com normas que se baseiam nas demandas das empresas-âncora (compradoras). Dentre as normas observadas, estão as práticas de Gestão Empresarial, Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

Como empresa âncora, em 2007 a Veracel tornou-se pioneira fora da região metropolitana de Salvador a adotar o PQF. “A iniciativa tem tanto dimensão econômica como social, pois oferece qualificação e fortalece as empresas locais para o atendimento não apenas da Veracel, mas de um mercado cada vez mais competitivo, gerando mais negócios, mais renda e mais empregos”, explicou o coordenador interino do Sebrae no extremo sul, Alex Brito. De acordo com Brito, o programa integra e reafirma o relacionamento entre as grandes e as micro e pequenas empresas fornecedoras.

Na Bahia, o programa atua hoje em Salvador e região metropolitana, Feira de Santana e agora no extremo sul do estado. O objetivo é aumentar o número e a qualidade dos negócios realizados entre micro e pequenas empresas baianas, sobretudo de fornecedoras de bens e serviços industriais e grandes e médias empresas compradoras.

Para tanto, as fornecedoras passam por um processo de avaliação e capacitação. Além da melhoria da qualidade, o PQF prevê também o fortalecimento da matriz produtiva do estado, nivelando a competitividade das empresas e tornando a Bahia mais atrativa para grandes corporações.

Os resultados positivos são comprovados. Na Bahia, por exemplo, a Nestlé em Feira de Santana conseguiu passar de 10% para 50% o percentual de micro e pequenas empresas fornecedoras contratadas na região, sem buscar em outros estados,depois da implantação do programa. O programa também foi implantado em Feira de Santana com as empresas Belga e Yasaki, e na região sudoeste, próximo a Caetité e Vitória da Conquista, na empresa Bahia Mineração.

A coordenadora do IEL nas regiões sul e extremo da Bahia, Fernanda Moreira,lembrou que os ganhos não são apenas da empresa âncora. “Os fornecedores terão uma qualificação monitorada e quase que totalmente subsidiada (o Sebrae e o IEL subsidiam 75% dos custos do programa). E o município ganha também quando a Veracel concentrar as compras localmente, gerando emprego e renda. O programa prepara as empresas para que elas estejam habilitadas para atender o mercado deforma geral”, destacou.

Como é o programa

Objetivo – Aumentar a competitividade de cadeias produtivas, por meio do fomento à interação entre empresas de grande e médio porte (compradoras) e seus fornecedores.

Proposta – Adaptar as empresas de determinada localidade às necessidades das grandes e médias empresas locais compradoras de modo a aumentar as vendas dos pequenos e garantir a qualidade dos serviços e produtos adquiridos. Para isso, oferece às empresas fornecedoras diagnóstico, plano de ação personalizado, consultorias individuais e capacitações que as qualificam a atender com precisão às demandas do mercado.

Como funciona – Os fornecedores são qualificados sem áreas de gestão demandadas pelas empresas compradoras participantes do PQF, tais como: Qualidade; Meio ambiente; Segurança e saúde no trabalho; Responsabilidade social empresarial, Produção e Macro gestão (gestão estratégica, comercial e financeira). Ao final do programa, as fornecedoras, após constatado o atendimento dos requisitos estabelecidos pelas compradoras, recebem certificado chancelado pelo comitê local do programa, do qual participam as empresas compradoras.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui