Empresas brasileiras vão apostar em carne cultivada em laboratório

Empresas brasileiras vão apostar em carne cultivada em laboratório
Empresas brasileiras vão apostar em carne cultivada em laboratório. Foto: Reprodução

O Brasil deve entrar no mercado de carne cultivada em laboratório em 2024. Segundo a The Good Food Institute (GFI), organização que financia projetos e pesquisas no segmento, o produto será produzido e comercializado no país como proteína alternativa, tanto a partir de vegetais quanto de carne cultivada. No Brasil, há 57 universidades e centros de pesquisa tocando projetos ligados ao setor, atualmente.

A carne cultivada é um método de produção de alimentos de origem animal por meio da extração de células-tronco. Elas são processadas em biorreatores que proporcionam condições necessárias para proliferação e segurança biológica contra contaminações até o produto final, que é extraído por meio de impressão 3-D.

Atualmente, Cingapura é o único país a permitir a venda de produtos de proteína alternativa. E, em 17 de novembro, o FDA, agência norte-americana reguladora de medicamentos e alimentos, aprovou, pela primeira vez, a comercialização de carne criada em laboratório. A licença vale só para a carne de frango. As informações são da Revista Oeste.

Na União Europeia, a expectativa é que até o fim deste ano se iniciem os processos para aprovação da carne cultivada, com os primeiros produtos sendo comercializados em 2024, assim como no Brasil.

Fonte: Terras Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui