A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna recebeu, nesta segunda-feira, 20, uma comissão de técnicos da Ceplac que apresentaram uma proposta de reestruturação do órgão. O modelo valoriza a atuação pensando em Desenvolvimento Territorial; Pesquisa Agropecuária; Extensão Rural e Qualificação Profissional.
Um dos extensionistas da comissão, Antônio Fernando Ribeiro destacou que a iniciativa visa dar uma contribuição ao debate para uma Ceplac moderna, ágil e eficiente, que atenda o seu público-alvo. “A proposta é desenvolver a extensão rural nas regiões produtoras de cacau, voltada para o desenvolvimento da produtividade. Uma extensão moderna, antenada com as vocações do lugar”.
A exposição aconteceu no mesmo dia em que a instituição completou 60 anos de fundação. Entre os empresários, produtores rurais e a imprensa, o sentimento foi de fortalecer a instituição para atuar de modo estratégico e participativo com a sociedade. Para o presidente da ACI Ronaldo Abude, o encontro “foi uma oportunidade para classe empresarial conhecer o que as instituições estão fazendo e buscar o diálogo com elas”.
A proposta para a reestruturação da Ceplac ainda será avaliada pelo público-alvo do órgão (produtores, associações). Sendo aprovada, será encaminhada ao Ministério da Agricultura.
Viviane Cabral – Assessora de Imprensa