Empresários de Porto Seguro planejam ações conjuntas para 2014

Empresários de Porto Seguro planejam ações conjuntas para 2014
Ilustração
Central de Negócios fortalece setor turístico com vistas a Copa

O Portal 2014 começa hoje uma série de reportagens voltadas aos negócios que a Copa do Mundo de 2014 fomenta no mercado nacional. Serão abordados temas como iniciativas empreendedoras, inovações, organização, planejamento estratégico e, sobretudo, as oportunidades que o Mundial pode gerar. Como ponto de partida desta viagem escolhemos a Bahia, especialmente a cidade de Porto Seguro, que deu origem ao país. Ao todo, serão cinco reportagens abordando as experiências dos baianos. A partir da Bahia percorreremos vários estados brasileiros, construindo um panorama de como os empresários estão se preparando para a segunda Copa disputada no Brasil.

Com o pensamento voltado para grandes eventos como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e a Olimpíada, empresários do setor hoteleiro de Porto Seguro, no Sul da Bahia, se agruparam em uma central de negócios que tem como objetivo trocar informações estratégicas, reduzir custos e, com isso, se tornar mais competitivos.

O programa Centrais de Negócios foi desenvolvido pelo Sebrae Nacional e está presente em todos os estados que vão receber os jogos do Mundial. As centrais aglutinam pequenos e médios empresários e promove a competitividade através de troca de informações, compras conjuntas e negociações coletivas.

Segundo Enivaldo Piloto, gestor de projetos de turismo do Sebrae Bahia, na Costa do Descobrimento, a Copa não é a única motivação do grupo dos empresários da CPN, mas serve como impulsionadora de novas ações e, principalmente, da elaboração de um planejamento estratégico tendo em vistas as oportunidades que podem ser geradas nos próximos anos. “A central é um ambiente corporativo de aprendizagem. Ela possibilita a formação de um trade turístico mais capacitado e competitivo, o que é fundamental para ter sucesso com a Copa do Mundo.”

O grupo reúne 40 empresários hoteleiros, donos de agências de viagens, restaurantes e barracas de praia de pequeno e médio porte. A proposta começou com os empresários do centro de Porto Seguro, foi ampliada para orla da cidade e hoje já está presente em outros municípios, como Santa Cruz de Cabrália. “Nossa meta é atingir toda Costa do Descobrimento”, afirma o empresário Marcelo Bernardo, que é proprietário de uma rede com quatro hotéis na região e coordena a central de negócios.

Para ele, a união dos empresários alavanca o mercado e estabelece um comportamento empreendedor. “Tivemos o melhor verão dos últimos tempos, com um aumento de faturamento em torno de 40%. Seguramente, posso atribuir 50% deste percentual à ação da CPN. A tendência é que nos próximos anos estes valores cresçam.”

Além disso, outra vantagem, e esta diretamente relacionada à preparação para Copa do Mundo, é a capacitação do empresariado e do corpo funcional das empresas. Bernardo antecipa que, à partir de março, os associados iniciarão um treinamento virtual voltado para o evento. É a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem, do programa Bem Receber Copa.

Será um treinamento virtual, gratuito, de 200 horas, promovido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH). “A proposta chegou em primeira mão para os associados e recebeu adesão em massa”, diz Bernardo.

Candidata a Base Camp

Porto Seguro é um destino consagrado do turismo brasileiro. A cidade que deu origem ao Brasil recebe anualmente um milhão de turistas, 700 mil só na alta temporada, e está entre os roteiros mais procurados do Brasil. O município com 2.408 km2 possui 126.770 mil habitantes, segundo o IBGE.

A cidade é uma forte candidata a Base Camp, cidade base que hospeda as seleções da Copa. O pedido foi oficializado pela Fifa e, no próximo dia 25 de fevereiro, a prefeitura municipal enviará à entidade os documentos da proposta final.

“As belezas naturais, o apelo histórico cultural, e o amplo leque de opções de lazer da terra do descobrimento do Brasil, serão, sem dúvida, grandes atrativos para os turistas que visitarão o Brasil em 2014. A expectativa é que Porto Seguro seja contemplada”, afirma o prefeito Gilberto Abade.

“Possuímos uma excelente infraestrutura hoteleira, boa logística, um aeroporto internacional e um bom parque esportivo, que passará pelas adequações necessárias, tudo de acordo com as regras do COL (Comitê Organizador Local da Copa)”, diz Abade.

O município possui o maior parque hoteleiro do Norte-Nordeste, com 43 mil leitos segundo a Secretaria de Turismo da Bahia. Perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. A cidade possui aeroporto com capacidade anual de 400 mil passageiros, e quatro estádios que precisarão passar por reformas para atender às exigências da Fifa.

Fonte: Portal da Copa 2014

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui