Na noite desta quinta-feira, 20 de abril, Porto Seguro vivenciou um marco ligado à inovação tecnológica que promete aprimorar serviços e otimizar o atendimento em estabelecimentos comerciais. Foi apresentado: o primeiro robô funcionário do Brasil, da Tech Machine.
Durante o evento “Venha interagir comigo”, todas as funcionalidades do robô puderam ser conhecidas pelos participantes. A realização foi da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Tido como uma alternativa ao aumento da escassez de mão de obra especializada, o robô utiliza inteligência artificial para a realização de uma lista de tarefas na área de atendimento e de prestação de serviços ao cliente.
Os convidados também conheceram os custos para uma empresa, possíveis soluções para os empreendimentos e o objetivo de complementar, ao invés de substituir.
Maurício Coscina, empresário e idealizador do projeto, falou sobre o privilégio de apresentar a tecnologia no extremo sul da Bahia. “Pela primeira vez, os empresários estão conhecendo essa novidade, que tenho certeza que vai chocar e se tornar o início de um futuro tecnológico na região“, disse.
Vinícius Brandão, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), citou o contexto de “apagão de mão de obra” qualificada. “A Manu, que é o nome do robô, não vai gerar desemprego, vai ocupar um espaço que não está sendo preenchido. Quando tem alguém disponível, falta qualificação e, às vezes, as empresas perdem muito tempo qualificando um profissional que não há garantia que irá permanecer“, comentou.
Vinícius Oliveira, vice-presidente da ABIH, também falou sobre o projeto. “Achei bem interessante. Pode automatizar bastante o processo de check-in. Os hóspedes poderão interagir com a máquina, pegar informações do hotel, da cidade, o gestor pode controlar à distância. Inovador e muito útil“.
Antônio Robson, gestor de Orientação Empresarial do Sebrae de Porto Seguro, reiterou que o robô não vem para substituir mão de obra humana. “Achei muito positivo, vale a pena o investimento diante de toda a tecnologia que esse software tem a oferecer“.
Gustavo Vieira, que possui uma franquia do Giraffas em Porto Seguro, destacou as funções de interação do robô. “Ela recebe os clientes, interage com as crianças, fala sobre os pratos e promoções. Acho que vai ser um atrativo. A Manu circula, conversa e pode ser algo que dará certo“.