A marca de material escolar e informática Jandaia foi alvo de críticas severas de alguns consumidores insatisfeitos com a identidade gráfica da linha de cadernos para 2013 da empresa. De acordo com as denúncias, os produtos fazem apologia ao machismo, sexismo e ofendem as mulheres. As acusações ganharam força na internet e fizeram com que a companhia suspendesse as vendas dos produtos supostamente preconceituosos, na terça-feira, 26, em todo o Brasil.
A coleção, voltada para o público jovem, traz nos cadernos imagens que, segundo integrantes de grupos feministas, representam as mulheres depreciativamente. Em uma das capas, por exemplo, uma boneca é mostrada entre dois carros, enquanto uma placa de sinalização diz “cuidado, animais na pista”. Já em outra ilustração, estampada em um dos adesivos internos, uma “fórmula do amor” é composta por um homem somado a uma mulher ao lado de um copo de bebida.
O grande ponto de crítica foi o público-alvo das mensagens, majoritariamente adolescente e jovem. “Vocês não tem vergonha de usar conteúdo assumidamente sexista na capa de um caderno que deveria educar?”, perguntou um dos internautas na fanpage da marca. “Extremamente machista e vergonhoso. E ainda faz apologia ao estupro. Não sei o que é mais triste: a falta de criatividade das capas, ou a falta de responsabilidade da marca”, escreveu outra consumidora.
Na segunda-feira, 25, a empresa também usou a internet para se manifestar. Em um post em sua página no Facebook, a empresa nega que a capa do seu caderno compare mulheres a animais. “Os animais, os quais são citados na imagem da linha Placas, não se referem de maneira nenhuma à figura da mulher, mas sim aos motoristas que disputam rachas de forma imprudente pelas nossas ruas”, afirmou o texto. Quanto aos adesivos internos, a marca reconhece que foi “infeliz”, mas diz que não teve a intenção de ofender. A empresa pediu desculpas e, logo depois, se comprometeu a cancelar todas as vendas da linha de produtos.
Bahia Notícias