O Arte na Praça, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, retornou no dia 1 de setembro após paralisação devido a pandemia de Covid-19. Ocorrendo em todos os finais de semana, o evento tem o intuito de promover o empreendedorismo criativo da região a partir da venda de produtos artesanais, comidas típicas e de atrações musicais.
“As pessoas acabam não procurando os artesanatos que são produzidos na região, e isso acaba desvalorizando o setor”, ressalta Tainá Afonso, proprietária da empresa Gotinha de Luar, especializada em peças como brincos de biscuit, pulseiras de miçangas e colares . “O projeto, então, acaba chamando a atenção da população para essa parte da economia, o que faz com que possamos alcançar um público maior”.
Drica Sanches trabalha no ramo de pipoca gourmet há quatro anos, e também participa do Arte na Praça enquanto artesã e empreendedora. “A iniciativa da prefeitura vem ao encontro com nossa intenção de edificar a arte do artesanato em si e ampliar o conhecimento das pessoas sobre nossa atividade. A comunidade dos artesãos se fortalece em momentos como esse”.
Fruto da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto “Arte na Praça” faz parte do programa Teixeira Criativa e Empreendedora, focado na valorização de produtores locais e na expansão da economia criativa.