Empreendedor monta a primeira fábrica de tijolo ecológico da cidade

Já está em funcionamento a primeira fábrica de tijolo ecológico de Eunápolis-BA. O empreendimento pretende revolucionar as construções civis do município.

O proprietário, Carlos Cruz, explica que a ideia de montar a fábrica, partiu da necessidade de construir sua própria residência, com diferente embelezamento e baixo custo.

“Lembrei de uma matéria veiculada em telejornal, ainda na década de 80, resolvi pesquisar, encontrei a matéria e mais a fundo, em uma pesquisa, encontrei as máquinas que realizam todo processo de fabricação dos tijolos”, disse Carlos.

Carlos ainda lembra que a fábrica é uma novidade que proporciona construção de ótima qualidade e custo abaixo da média.

A fábrica trabalha através de encomendas e funciona no Bairro Santa Isabel, Rua Turmalina, 60. Maiores informações, pelo telefone (73) 91415382 (73) 91415382 , ou pelo e-mail, [email protected]

Saiba mais sobre o tijolo ecológico

O tijolo ecológico é muito mais que um simples tijolo que preenche a estrutura de uma parede. Com suas características físicas ele proporciona economia, estabilidade estrutural, harmonia e beleza campal, fazendo com que sua casa se torne um local gostoso, relaxante e seguro.

Por eliminar o desperdício de material, típico de uma obra comum, além de minimizar o tempo e custo de mão-de-obra, o método do tijolo modular permite a realização do sonho de construir a casa própria rapidez e menor custo.

Com três formatos diferentes: tijolo inteiro, meio tijolo e canaleta; a casa pode ser construída formando uma cadeia de vetores que se fortalecem, fixando as portas, janelas e paredes, permitindo a inserção da rede elétrica, hidráulica, tv a cabo, telefone e interfone dentro de seus furos, agilizando ainda mais a construção.

Características

O tijolo ecológico é fabricado em prensa manual ou hidráulica, sofrendo pressão equivalente a seis toneladas, que tornam sua forma regular, com faces lisas, permitindo um encaixe perfeito, facilitando o cálculo de unidades a ser empregada em cada parede e em toda a obra, sem haver necessidade de corte do tijolo.

Devido suas faces lisas e seu duplo encaixe, as paredes mantêm um perfeito nivelamento e belo acabamento, oferecendo beleza estética a construção.

Sua arquitetura dispensa a utilização de pregos, arames, madeiras, além de evitar cortes na parede, pronta para embutir a rede hidráulica, elétrica e outras.

Funciona com um sistema térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos ao ser aquecido pelo sol, sofra o deslocamento para cima, e ao esfriar retorne para baixo, diminuindo a umidade nas paredes.

Os encaixes foram desenvolvidos para ampliar a resistência da estrutura, além de facilitar a sua colocação e diminuir drasticamente o tempo de conclusão da obra.

Devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de reboco e permite assentamento de azulejos e outros acabamentos, quando desejado.

O cimento é utilizado em pequena quantidade na construção com o tijolo modular, além das colunas e vigas serem realizadas facilmente utilizando os furos e as canaletas.

O Tijolo Ecológico Modular foi aprovado e regulamentado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A construção com tijolo modular favorece uma obra limpa, com menor entulho e perda de material.

 

Fonte: Uinderlei Guimarães / Sulbahia News

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui