647 tijolos da droga foram destruídos pelas autoridades nesta quinta-feira (17); essa foi a maior apreensão da história deste território no Pacífico.
Uma embarcação fantasma – sem tripulação – com mais de 600 kg de cocaína foi encontrada à deriva na costa das Ilhas Marshall, no Pacífico, informou a polícia local na terça-feira, 15 de dezembro.
A droga estava escondida em 649 pacotes de cerca de um quilo, guardados no casco de um barco de pesca. Não há registros da origem desta embarcação.
Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, as autoridades de combate às drogas confirmaram que 647 tijolos de cocaína foram incinerados – dois foram enviados ao DEA, autoridade norte-americana, para investigações.
O valor estimado da carga destruída é de US$ 80 milhões (cerca de R$ 407 milhões). Segundo a rádio local RNZ, esse já é o maior carregamento de cocaína apreendido nas Ilhas Marshall.
A embarcação à deriva foi encontrada por um morador de Ailuk, ilha mais ao norte do arquipélago, que notificou a descoberta às autoridades regionais.
No começo do ano, um homem foi preso em Ailuk por tentar levar três quilos de cocaína em uma viagem de avião.
O promotor de Justiça do país, Richard Hickson, pediu aos moradores que informem qualquer carregamento irregular encontrado dentro do território.
Ele disse acreditar que a embarcação ficou à deriva por cerca de dois anos antes de ser encontrada na costa das Ilhas Marshall.
As Ilhas Marshall são um território independente associado aos Estados Unidos. Elas são formadas por 29 atóis e têm uma população estimada de 60 mil habitantes.
Fonte: G1