Em visita a secretarias, Seplan fortalece gestão estratégica do PPA 2024-2027

Em visita a secretarias, Seplan fortalece gestão estratégica do PPA 2024-2027
Em visita a secretarias, Seplan fortalece gestão estratégica do PPA 2024-2027. Foto: Ascom/Seplan

A Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan) deu início ao cronograma de visitas técnicas que fará, ao longo dos meses de abril, maio e junho, a todas as secretarias da administração pública estadual como preparação para o início do trabalho de monitoramento da execução do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027. O trabalho a cargo da Superintendência de Gestão Estratégica (SGE-Seplan) teve início na última segunda-feira (22), na secretaria estadual de Turismo (Setur-BA), e ocorreu, ao longo da semana, nas secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

A atividade preparatória consiste em uma ambientação ao novo modelo de governança do PPA 2024-2027, que, segundo técnicos da superintendência de Gestão Estratégica, foi aperfeiçoado e traz uma maior maturidade ao processo, inclusive com a incorporação de novos elementos, a exemplo da Gestão Estratégica de Riscos. Parte fundamental deste processo, trata-se também da inserção, por parte das secretarias, no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado da Bahia (Fiplan), da pretensão de meta dos indicadores de todos os compromissos, bem como, a identificação das entregas dos bens e serviços por elas executados, além das atividades críticas, essenciais para que a entrega aconteça e das atividades preventivas e corretivas, que visam mitigar o risco à concretização destas entregas.

A diretora de Monitoramento da Seplan, Maria Presídio, fala sobre o início do trabalho que classificou como uma importante etapa do processo de monitoramento. “Estamos muito satisfeitos após uma semana de trabalho intenso, mas que foram dias de muito aprendizado e sucesso dentro do que nos propomos. A interlocução com as secretarias aconteceu de forma harmônica e profícua, com uma importante e efetiva participação das Assessorias de Planejamento e Gestão”, avalia.

O assessor de Planejamento e Gestão da Seades, Fávio Bastos, destaca a importância da atividade: “as reuniões de colaboração para o monitoramento e avaliação do PPA são fundamentais para aprimorar os processos de planejamento e gestão dos programas de governo, com destaque para uma melhor definição das entregas das políticas públicas para a sociedade, assim como para a gestão dos riscos, no intuito de mitigar os entraves durante a implementação das ações e cumprimento das metas para o alcance dos resultados, a melhoria das condições de vida da nossa população e o desenvolvimento sustentável do nosso estado”.

O monitoramento é um processo formativo, analítico, avaliativo, corretivo e prospectivo no que se refere a natureza das atividades que o compõe. Também é contínuo, no sentido de rotineiro; cumulativo, referindo-se ao conhecimento que só se perfaz por acúmulos sucessivos; e coletivo, não dizendo respeito a apenas um indivíduo ou instituição.

Já a avaliação visa demonstrar o desempenho dos programas integrantes do Plano Plurianual do Poder Executivo ao longo do ciclo quadrienal. Considera, assim, os bens e serviços entregues, a execução orçamentário-financeira, a evolução das metas dos Indicadores de Compromisso e Indicadores de Programa, oferecendo subsídios importantes na retroalimentação do ciclo, na busca por melhoria contínua da gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui