Em Roraima, ministro Rui Costa reafirma compromisso do Governo Federal para proteção do povo Yanomami

Em Roraima, ministro Rui Costa reafirma compromisso do Governo Federal para proteção do povo Yanomami
Em Roraima, ministro Rui Costa reafirma compromisso do Governo Federal para proteção do povo Yanomami. – Foto: Wagner Lopes | CC

“Hoje é a instalação da Casa de Governo. O foco é integrar e articular as ações do Governo Federal para cuidar das pessoas de Roraima. Temos aqui diferentes desafios e um deles é vencer a agressão e a violência contra os povos indígenas, mas esse desafio não é uma questão para um ministério ou para a Polícia Federal. Vamos vencer isso com a união de muitos. Queremos voltar aqui para dizer que juntos nós conseguimos melhorar a vida do povo de Roraima. Roraima não será controlada e dominada pelos criminosos”, destacou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante a instalação da Casa de Governo, em Boa Vista (RR), nesta quinta-feira (29).

“Os desafios que Roraima tem só serão vencidos se enfrentarmos de forma integrada. Não é uma ação apenas do Governo Federal, estadual ou municipal, por isso, organizamos com esse objetivo esse espaço”, completou o ministro, acompanhado de outros nove ministros de Estado: Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Nísia Trindade (Saúde), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Jorge Messias (AGU). O governador do estado, Antônio Denarium, e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão, também participaram da agenda.

O ministro Rui Costa explicou que, a partir dos resultados das ações de 2023, foram planejados os próximos passos. “Ao longo de meses, acompanhamos, articulamos e monitoramos as diversas ações do Governo Federal, e identificamos a necessidade de melhorar a gestão, a integração, a transversalidade das ações. Por isso, a Casa de Governo será um espaço de articulação entre os entes federais aqui em Roraima para organizar, planejar e executar as ações de forma integrada, com a participação dos entes estaduais e municipais. Esse momento é um novo marco, vamos voltar aqui várias vezes, pois essa é uma casa para o diálogo, para o entendimento e para a ação”, afirmou.

Além da abertura do espaço, foram realizadas as assinaturas do termo de posse do diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino; da declaração conjunta de intenção entre o Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Universidade Federal de Roraima e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para a implantação da Unidade de Retaguarda Hospitalar aos Povos Indígenas (URHPI); da portaria do Ministério Desenvolvimento e Assistência Social que estabelece procedimentos para a doação de embarcações da Assistência Social; feito os anúncios da instalação do Centro de Referência em Direitos Humanos para Povos Indígenas junto à FUNAI, sob coordenação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com a equipe federal multidisciplinar do Programa de Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas; do contrato pelo Ministério dos Povos Indígenas, com apoio do Ministério da Gestão e Inovação, para viabilizar a distribuição de cestas de alimentos na Terra Indígena Yanomami; e da implantação da Unidade de Retaguarda Hospitalar aos Povos Indígenas (URHPI).

Entre outras medidas, estão a construção e reforma de 22 unidades básicas de saúde indígena, a reforma completa da Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI) de Boa Vista, além da construção de uma estrutura definitiva para o centro de referência na região do Surucucu. O ministro Rui Costa também lembrou dos projetos que serão contemplados dentro do Novo PAC. “Dia 7 de março, o presidente Lula vai anunciar as obras selecionadas para todo o Brasil pelo PAC Seleções o que inclui novas obras para Roraima”.

Para essas e outras ações estruturantes de apoio aos indígenas, o Governo Federal prevê a liberação, ainda no mês de março, de crédito extraordinário superior a R$ 1 bilhão.

Em Roraima, ministro Rui Costa reafirma compromisso do Governo Federal para proteção do povo Yanomami

Compromisso e parceria

“Estamos estabelecendo um novo marco dessas ações integradas, para a garantia da saúde, do diálogo, da segurança dos povos indígenas, assim como da população de Roraima. Agora, estamos com novas medidas para enfrentar essa situação, medidas mais estruturantes e de forma permanente, em diálogo com as lideranças e as equipes”, destacou a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que ressaltou os desafios do território e a importância das equipes locais de trabalho, que estão mais próximas das comunidades e conhecem bem cada realidade.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, classificou como um marco a implantação da Casa Governo. “Todo o trabalho que temos feito para a expansão da saúde da família, do cuidado, do atendimento, é trabalhar a saúde de forma integrada. Estamos todos, o governo inteiro, empenhados e queremos que a sociedade de Roraima esteja conosco também, para esse momento de reconstrução”, ressaltou.

Sobre as ações pela proteção ambiental, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, listou alguns resultados já obtidos, como a redução da abertura de novos garimpos. “Uma redução de quase 85%, mas sabemos que o desafio é muito grande e por isso essa Casa de Governo, para nos dar apoio para essa ação integrada. É um desafio enorme, mas a parceria é fundamental, inclusive com a sociedade”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui