Em reunião com a secretária de Saúde da Bahia, Raíssa Félix discute o funcionamento do Hospital Costa das Baleias como hospital universitário

Em reunião com a secretária de Saúde da Bahia, Raíssa Félix discute o funcionamento do Hospital Costa das Baleias como hospital universitário
Em reunião com a secretária de Saúde da Bahia, Raíssa Félix discute o funcionamento do Hospital Costa das Baleias como hospital universitário. Foto: OSollo

Na última terça-feira, 22 de agosto, a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, reuniu-se com o ex-prefeito João Bosco, a pré-candidata a prefeita Raíssa Félix, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Gildenei Prates, e outras lideranças para debater temas relacionados à Saúde no município.

Também estiveram presentes a ex-vereadora Erlita de Freitas, Leonardo do Sindicato, e o decano do Centro de Formação em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Professor William Rodrigues.

O Hospital Costa das Baleias é uma obra do Governo do Estado da Bahia, com investimento superior a 125 milhões, e foi um dos temas tratados na reunião. “Nós agradecemos a atenção do governador Jerônimo ao tratar sobre o funcionamento do Hospital e consideramos esse diálogo fundamental para que a gente possa fortalecer o ensino da Universidade Federal com a abertura do Hospital para nossos estudantes”, comentou Raíssa Félix, pré-candidata a prefeita de Teixeira de Freitas.

Em reunião com a secretária de Saúde da Bahia, Raíssa Félix discute o funcionamento do Hospital Costa das Baleias como hospital universitário
Foto: Reprodução / Instagram

O decano do Centro de Formação em Saúde, Professor William, informou que o curso de Medicina da UFSB possui atualmente três programas de residência e que, por meio do Hospital, será possível a ampliação, favorecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade em geral. Além desse ponto, também foi debatido na reunião a atuação do estado para as temáticas voltadas à assistência e cuidado de pessoas autistas e neurodiversas, portadores de anemia falciforme, e atenção à saúde indígena e quilombola.

“Eu posso dizer que o governador Jerônimo, como professor, entende a importância dessa parceria entre universidade e o Hospital Costa das Baleias, hoje eu estive visitando as obras e já defini com o engenheiro a abertura de uma sala específica para estudos”, informou a secretária.

Sobre a pauta voltada à neurodiversidade, Roberta adiantou que o governo está em processo de formatação de um programa específico para o cuidado desse público, “Essa é uma prioridade do governador, uma preocupação pessoal dele, porque precisamos cuidar dessas pessoas e dessas famílias”, disse.

Após a reunião, a comitiva participou da visita técnica ao Hospital, junto com o governador Jerônimo. A unidade está com 86% das obras físicas concluídas, e vai ofertar 150 leitos de internação, 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de 24 leitos destinados à Urgência/Emergência e 12 poltronas de Quimioterapia. Os atendimentos serão nas especialidades de cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, atendimentos de saúde mental, entre outras. A unidade vai funcionar com oferta de serviços 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Central Estadual de Regulação. De acordo com a secretária da saúde, a expectativa é de que o Hospital seja inaugurado até o final deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui