EM PAZ COM TODOS

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)

Viver em paz é o que todos queremos, mas viver em paz com todos… quem poderia pretender tal coisa? Afinal, há pessoas difíceis, pessoas das quais não gostamos, pessoas que não gostam de nós. Há pessoas más, inclusive! Como poderemos almejar uma paz tão ampla, que envolva todos? Bem, a fé cristã fala de vida e vida é algo complexo. Precisamos ir dando os passos e ajudados por Deus aprenderemos o mistério da paz que envolve tudo e todos. Em primeiro lugar, temos um mandamento para amar o próximo. Jesus inclusive nos fez o favor de elevar o nível desse mandamento. Ele disse aos discípulos: “O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.” (Jo 15.12) Viveremos em paz com todos, nos diferentes níveis de relacionamento que temos, se aceitarmos o mandamento de amar. Não vamos gostar de todos, mas podemos amar até os inimigos. Amar é tratar amorosamente. É tratar como quem ama.

Em segundo lugar precisamos seguir crescendo na capacidade de perdoar. Pedro, preocupado com o problema do perdão, pois não é fácil perdoar, perguntou a Jesus quantas vezes deveria perdoar uma pessoa que errasse contra ele. E propôs um um número a Jesus: sete. Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.” (Mt 18.22). Em seguida Jesus contou um parábola em que um homem que devia muito e foi perdoado, não queria perdoar uma pequena dívida que certo homem tinha com ele. Talvez Jesus estivesse dizendo a Pedro: Por maior que seja o pecado de alguém contra você, jamais poderá comparar-se aos seus pecados contra Deus, portanto, perdoe! Para viver em paz com todos precisaremos praticar o perdão com generosidade. Em terceiro lugar, será necessário nos esforçar para remover os obstáculos para que os outros tenham paz conosco. Precisaremos pedir perdão.

O relacionamento humano é tão importante em nossa fé que Jesus ensinou que não podemos pretender relacionamento com Deus se não cuidamos do relacionamento com o próximo. Ele disse: “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mt 5.23-24) Amor e perdão precisarão estar presentes em nossa vida para vivermos em paz com todos. E precisaremos ser orientados por Deus para que nosso esforço pela paz seja bem sucedido. Lembre-se: não se tratam de regras, mas de princípios que precisaremos aprender a aplicar nos diversos momentos de nossa vida. Precisaremos da orientação do Espírito Santo e de maturidade. A paz exige que sejamos maduros. Sem o Espírito Santo a paz não se estabelecerá. Porém, veja como tudo começa: esforcem-se!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui