Com o objetivo de promover a qualificação profissional e inclusão no interior do estado, a Viabahia iniciou em 2022 o projeto Via Profissionalizante.
Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-BA), no município de Amélia Rodrigues, o programa reuniu uma turma de 31 mulheres, que recebeu formação em áreas como gestão, noções de financeiro e atendimento ao público.
Após seis meses, 20% das alunas foram incorporadas ao quadro de funcionários da Viabahia para trabalhar nas cabines de pedágio em Amélia Rodrigues. A expectativa é que, conforme novas vagas forem abertas, mais alunas sejam contratadas.
Moradora da cidade, Jirlane Nobre de Jesus Santos, de 24 anos, foi uma das contratadas. “Sou dedicada e guerreira. Um dos meus objetivos é garantir um futuro melhor para a minha família. Por isso, tenho expectativa de crescer dentro da empresa, passando e adquirindo conhecimento com meus colegas de trabalho”, disse a funcionária.
Com os resultados obtidos, a empresa pretende manter e ampliar a iniciativa. “Esse foi um projeto piloto. Queremos expandi-lo para outras cidades e torná-lo permanente”, afirmou Viviane Rocha, gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde da Viabahia.
Fonte: Bahia.ba