EM CONSTANTE REFORMA

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1-2)

Esta é a vocação da fé que Jesus nos chamou a viver. Uma fé que nos envolve num processo constante de mudança, de reforma, de renovação. Não há santidade verdadeira sem que seja assim. Não há maturidade espiritual sem uma vida em constante reforma. Como seres afetados pelo pecado temos a forte tendência de substituir a vontade de Deus por nossa vontade. As perspectivas de Deus por nossas próprias. E o maior perigo é o de nos apegarmos às nossas próprias preferências e vontades acreditando que elas são as preferências e vontades de Deus. Somente humildade e quebrantamento diante de Deus podem nos livrar disso.

Não poderemos viver esse quebrantamento se apenas uma vez por semana Deus for o centro de nossa atenção, quando estivermos no templo, envolvidos na prática de nossas liturgias. Por isso Paulo nos desafia a uma entrega constante, diária. Uma entrega que torna nossa vida diária uma experiência de culto, de adoração a Deus. Uma entrega que diz “sim” a Deus e diz “não” ao mundo. O mundo não é apenas o que nos parece oposto à igreja, mas também tudo que na igreja mais expressa o espírito do mundo do que o Espírito de Cristo. Somente o Espírito Santo pode nos conduzir a bons termos nesses desafios.

Na história da fé cristã, rupturas e começos sempre estiveram presentes. Rupturas que cada cristão precisa viver dentro de si mesmo. Rupturas das paixões pessoais e de tudo que nos distancia das novidades que Deus pretende para nossa vida. O poder está sempre pretendendo substituir o amor. O interesse por benefícios e não a escolha por nos submetermos a Deus facilmente pode tornar-se a motivação de nossas orações. Por isso e por tantas outras razões, precisamos nos oferecer em sacrifício, completamente rendidos. Que Deus, por sua graça, nos mantenha em constante reforma. E que em nossa vida se concretize a Sua boa obra!

 

 

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui