Na última semana de agosto, Jair Bolsonaro (PSC-RJ) até perdeu o posto de deputado mais influente nas redes sociais, mas seus seguidores já podem parar com o chororô: o pré-candidato à Presidência foi o parlamentar mais influente nas redes sociais no mês passado. É o que indica o levantamento do FSBinfluênciaCongresso.
Dois petistas completam o pódio de influência nas redes: o também deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).
Dos 20 parlamentares mais influentes, sete são do PT e quatro são do PSC. Outros dois partidos com grandes bancadas, o PSDB figura com apenas um integrante no top 20 (senador Aécio Neves, em 15º) e o PMDB só aparece na 41ª posição, com a senadora Kátia Abreu (MT).
Durante o mês de agosto, os deputados federais e senadores presentes nas redes sociais (Facebook e/ou Twitter) postaram 63.681 conteúdos, sendo 56,1% disso no Facebook e 43,9% no Twitter.
Nesse período, os conteúdos publicados por todos os parlamentares federais nas duas plataformas registraram 13.494.314 de interações, sendo 93,2% delas no Facebook.
Para se calcular a nota de cada parlamentar e construir o ranking, são levados em consideração o número de seguidores, a quantidade de publicações, o alcance das publicações e o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos).