Eleições para conselheiro tutelar acontecem neste domingo

Itagimirim – Neste domingo, a população de Itagimirim irá votar para escolher os novos conselheiro tutelares, que irão exercer no triênio 2011/2014 o papel de zelar e garantir o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente no município.

As eleições acontecerão na Escola Ernestina Abraão, na Rua Sete de Setembro em Itagimirim, e no Colégio Juthay Júnior no distrito de União Baiana, entre às 8 e 17 horas.

Para votar, basta que o eleitor apresente documento original com foto e título de eleitor. Qualquer munícipe poderá votar, desde que seja eleitor da cidade.

Ao todo, 21 candidatos prosseguem na disputa nessa segunda etapa. Os eleitores podem consultar as listas de candidatos espalhadas em diversos locais da cidade, como postos de saúde, escolas, estabelecimentos comerciais.

Dentre as atribuições de encaminhar e garantir a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente , a ação do conselheiro torna-se muito mais ampla e transcende todas as paredes do Conselho, percorrendo, dentro da lei, vários caminhos para que os direitos do menor não sejam violados.

A ação Conselheira fiscaliza se as políticas públicas estão sendo eficazes, atendendo de forma preventiva quando há ameaça dos direitos, ou corretiva quando já se concretizou.

Para garantir a eficácia da sua missão social, é importante que a sociedade esteja engajada e participativa na escolha dos novos membros. A perspectiva do Conselho Tutelar, compartilhado com a sociedade e o poder público, sempre será zelar pelos dos direitos da Criança e do Adolescente expressos na constituição Federal, com responsabilidade e cidadania para com o município.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Itagimirim

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui