
Os eleitores de Ruy Barbosa, na Bahia, voltarão às urnas neste domingo (6) para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. A nova eleição foi determinada após a Justiça Eleitoral indeferir a candidatura do prefeito mais votado no pleito anterior, tornando necessário um novo processo eleitoral. O eleitorado apto do município chega a 23.883 pessoas.
A preparação das urnas eletrônicas foi concluída nesta quarta-feira (2), com a carga e lacração dos equipamentos no Fórum da Comarca do município. Durante a cerimônia, que contou com a presença de eleitores, foram inseridos os dados dos candidatos e das seções eleitorais, além das mídias de resultado que armazenarão os votos computados.
A disputa pela prefeitura será entre Eridan Martins de Araújo Dourado (MDB) e George Luiz Brito de Carvalho (PSD). Para garantir a segurança do processo, a Justiça Eleitoral contará com o apoio das forças estaduais, incluindo Polícia Civil, Militar e Federal, além do Corpo de Bombeiros.
No total, 89 urnas eletrônicas foram preparadas para atender os 23 locais de votação do município. Três delas passarão por auditoria no próprio dia da eleição, sendo sorteadas na véspera, no sábado (5).
O novo pleito ocorre após decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que, em 21 de outubro de 2024, indeferiu a candidatura do prefeito mais votado na eleição municipal. Desde então, a cidade tem vivido uma intensa movimentação política, e a expectativa é de que o resultado seja divulgado ainda no domingo.