Eleições 2018: Bolsonaro sobe nas pesquisas e está perto de Lula

Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil – Daniel Pinheiro/Agência Brasil)

A pesquisa de intenção de votos realizada pelo DataPoder360, vinculado ao site Poder360 aponta para o seguinte cenário eleitoral envolvendo os principais nomes dos possíveis candidatos à Presidência da República: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PSC), Geraldo Alckmim (PSDB), Marina Silva (REDE) e Ciro Gomes (PDT). Em outro cenário hipotético, contou com o nome do atual prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) no lugar de Alckmim.

Vale ressaltar que a pesquisa feita pelo Poder360 ocorreu entre os dias 9 a 10 de julho, portanto, antes da condenação de Lula na primeira instância, quando o juiz Sérgio Moro o condenou a 9 anos e 6 meses de prisão no caso envolvendo o Triplex no Guarujá. Foram entrevistadas 2.178 pessoas com 16 anos ou mais em 203 cidades. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cenário 1

Quando comparado ao mês de junho, Jair Bolsonaro subiu 7 pontos percentuais; mesmo assim aparece em segundo lugar quando comparado a Lula que teve uma queda de apenas 1 ponto percentual. O governador do estado de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmim permaneceu em terceiro lugar, subindo 3 pontos percentuais quando comparado ao mês anterior. A ex-ministra Marina Silva subiu 1 ponto. Enquanto que Ciro Gomes manteve a mesma pontuação do mês de junho, com 5% das intenções de voto.

Cenário 2

Em um possível cenário envolvendo o prefeito de São Paulo, João Doria, o ex-presidente Lula perde 3 pontos percentuais; Jair Bolsonaro conserva as intenções de voto. Doria supera seu correligionário tucano. Marina Silva apresenta um desempenho melhor, duplicando os pontos percentuais. Enquanto que o já então fragilizado Ciro Gomes perde mais um ponto percentual quando comparado ao cenário anterior.

Sobre o DataPoder360

O DataPoder360 tem se destacado como uma alternativa ao Ibope e o DataFolha. Segundo o próprio site Poder360 suas pesquisas são realizadas “por meio telefônico com seleção aleatória do discador numa base de dezenas de milhões de números fixos e celulares em todas as regiões do país”.

Assim sendo, a pesquisa é aplicada mediante o sistema IVR (Interactive Voice Response) “no qual os participantes recebem uma ligação com uma gravação e respondem a perguntas por meio do teclado do telefone fixo ou celular. Só ligações nas quais o entrevistado completa todas as respostas são consideradas. O resultado tem ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução e região”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui