Ele não desiste

“Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? Disse ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse Jesus: Cuide dos meus cordeiros.” (João 21.15)

Ele não desisteHá momentos muito singulares na vida. Aqueles cujo significado exige uma visão que vai além do próprio momento. É aquela última gota, a que faz o copo transbordar, mas apenas o faz devido a todas as anteriores. O transbordar do copo pode ser algo positivo ou negativo. O texto de hoje é uma gota muito importante na vida de Pedro. Se lembrarmos os fatos anteriores, sua declaração de amor e fidelidade a Cristo seguida de sua tríplice traição ao Mestre a quem jurou jamais abandonar, entenderemos a razão. Pedro está divido entre o que gostaria de ser e o que era capaz de ser.

Jesus vem ao encontro do discípulo e promove uma virada no jogo. Providencia peixe assado, come com ele e, em minha imaginação, olha direta e firmemente para perguntar a Pedro: “você me ama realmente mais do que estes?” No grego há três substantivos para “amor”. O substantivo usado por Jesus indica um amor profundo, firme, de um tipo que alimenta a fidelidade. A resposta de Pedro é com um substantivo que expressa um amor interessado, mas frágil, muito mais bem intencionado que confiável. Mas Jesus diz: “Cuide dos meus cordeirinhos”. Talvez Pedro pensasse agora que não amava o bastante. Mas para Jesus era o bastante. A palavra de Jesus a Pedro – “farei de você um pescador de homens” – ainda estava de pé. Jesus não desistiu de Pedro e também não desiste de nós!

Como no caso de Pedro, quem sustenta a relação com Jesus não somos nós, é Ele! Nosso amor é frágil, mais bem intencionado que confiável. Mas Jesus o aceita e nos chama para servi-lo. Como? Servindo a outros. Amamos a Jesus quando cuidamos uns dos outros. Jesus virou o jogo para Pedro. Jesus o restaurou. Ele faz isso com todos nós. Nem sempre podemos virar o jogo e nem sempre somos capazes de sustentar a virada que buscamos. Mas Jesus pode fazer isso por nós. Com Ele é possível. Acho muito tocante esse encontro de Jesus com Pedro. Tenho tido encontros restauradores com Jesus e acredito que você também. E se está precisando de mais um, saiba que Ele não desistiu de você. Ele nunca desiste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui