Egito anuncia 1ª eleição pós-Mubarak

Partidos têm 5 meses para preparar o primeiro pleito livre em décadas. Militares governam o Egito desde que Mubarak foi derrubado em fevereiro

As primeiras eleições legislativas do Egito depois da queda do presidente Hosni Mubarak, em fevereiro, foram agendadas para setembro, informou um alto oficial militar nesta segunda-feira (28).

Ainda não há data marcada para o pleito presidencial.

“As eleições legislativas serão realizadas em setembro”, indicou o general Mamduh Shahin, integrante do conselho militar que governa o Egito desde a renúncia de Mubarak, no dia 11 de fevereiro. Segundo Shahin, uma data para as eleições presidenciais será definida posteriormente.

A data significa que partidos que foram esmagados sob o regime de Hosni Mubarak têm cerca de cinco meses para preparar o primeiro pleito livre em décadas.

O conselho militar governa o Egito desde que Mubarak foi derrubado do poder em 11 de fevereiro. Ele pretende delegar o poder a um governo civil, uma vez que a eleição presidencial for realizada.

O conselho militar também aprovou uma lei que facilita as restrições à criação de partidos políticos. Shaheen disse que novos partidos precisam da aprovação de 5.000 membros de pelo menos 10 das 29 províncias do Egito.


Fonte: France Presse, com informações da Reuters

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui