#ÉFake: Rui Costa pede a prefeita de Porto Seguro que “invente” casos de covid-19 para receber recursos

Imagem/reprodução

Lamentável que, em meio a uma pandemia, que já causou mais de 5 mil mortes no Brasil até a manhã desta quinta-feira, 30 de abril, a população ainda tenha que conviver com a disseminação de fake news – outro vírus que ameaça os brasileiros há tempos.

Nesta semana, um vídeo falso tem circulado nas redes sociais, o qual sugere que o governador Rui Costa (PT) incentiva a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, a “produzir” casos ativos de coronavírus para receber investimentos.

Com uma apreciação crítica do vídeo já é perceptível que, na verdade, o governador pergunta pela quantidade de casos de Covid-19 em Porto Seguro (BA). A prefeita responde que há seis casos ativos na cidade (entre 17 no total). Aí Rui Costa diz que 10 leitos de UTI é o suficiente para atender 200 casos ativos da doença.

Depois ele fala que esse número é calculado com base na informação de que 5% dos pacientes precisam de UTI. E fala que, se a contaminação for “segurada” (com isolamento social), 10 leitos em Porto Seguro e “10 ou 20” leitos em Teixeira de Freitas seriam o suficiente. O governador alerta, porém, que se o isolamento social for relaxado, “nem 200 leitos darão conta”. Por fim, a prefeita explica as medidas de isolamento na cidade.

Em nenhum momento, ele diz que a cidade precisa “inventar” ou “conseguir” 200 casos de coronavírus na cidade para conseguir mais recursos do governo federal.

Além disso, no Papo Correria do dia 28 de abril, o próprio Rui Costa desmentiu a informação. Ele confirmou que o vídeo foi gravado durante uma reunião e não tem “nada de mais” e que está processando quem cria esse tipo de material falso.

Evite compartilhar fake news. A desinformação é uma erva-daninha que atrapalha o crescimento de notícias verdadeiramente importantes à população.

Este caso em questão foi abordado, inclusive, em sites que se dedicam a desmentir fakes.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui