Educadores baianos participarão de encontro nacional sobre inovação na Educação Básica

Educadores baianos participarão de encontro nacional sobre inovação na Educação Básica
Fotos: Divulgação

Dez educadores da rede estadual de ensino da Bahia estão selecionados para participar do Encontro Nacional de Educação Steam, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de setembro, no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem a proposta de ampliar e integrar a rede de professores e gestores da Educação Básica que atuam nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Durante cinco dias, os educadores, entre eles os professores que atuam nos municípios de Santa Bárbara, Pedro Alexandre, Feira de Santana, Camaçari, Jequié e Salvador, farão uma imersão na aprendizagem STEAM, em suas ferramentas digitais e nas metodologias inovadoras de ensino para serem aplicadas nas escolas, bem como conhecerão técnicas de aprendizagem criativas e maker e abordagens investigativas e interdisciplinares de iniciação à pesquisa científica e tecnológica e de empreendedorismo. Para tanto, serão realizadas oficinas e ministradas palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e dos Estados Unidos; discussões em grupo; e construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de design thinking. Ao final, os participantes vão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados.

Educadores baianos participarão de encontro nacional sobre inovação na Educação Básica

A Bahia é um dos estados com o maior número de participantes. Para o diretor-geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Iuri Rubim, a participação dos educadores baianos já é um reflexo do STEAM + que, desde março, vem sendo desenvolvido pelo órgão, tendo como foco as educadoras baianas. “São muitas as vantagens de participar do STEAM: os professores de vários componentes curriculares interagem entre si e isso gera projetos interdisciplinares nas escolas. A abordagem STEAM gera engajamento e envolvimento dos alunos. Para a comunidade escolar é importante porque acaba com o dilema que a escola não é um espaço interessante e, além disso, desmistifica a premissa que o mundo científico é masculino”, destaca.

A professora Charlene Cristine Conceição de Jesus está entusiasmada por ter sido selecionada para participar do encontro em São Paulo. Ela destaca que o incentivo recebido pela equipe gestora do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, no município de Santa Bárbara, motiva a todos na construção de uma educação diferenciada, pautada no protagonismo dos estudantes. A educadora já cursa o STEAM +, no IAT, em Salvador, cujo objetivo é intensificar o aprendizado de mulheres nas disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes.

“Utilizar a metodologia STEAM em sala de aula é uma proposta de ensino que trabalha com problemas reais do cotidiano, proporcionando ao aluno aulas mais dinâmicas, além de facilitar o aprendizado. Assim, conseguimos trabalhar de forma transdisciplinar essas cinco áreas do conhecimento, as interligando com foco na aplicação prática do aprendizado”, avalia.

Suporte – Os participantes terão acesso à Rede STEAM TechCamp Brasil para troca de experiências e suporte à distância com especialistas. Além disso, poderão concorrer a recursos para implementação de seus planos por meio do Edital Small Grants. Esta iniciativa, que já beneficiou mais de 43 mil professores e 157 mil alunos em todo o país, é patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M e Fundação Siemens Brasil, com apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

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