Disparado nesta última sexta (11), o dia “D” para estudos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no município, é promovido pela Secretaria de Educação e Cultura(SMEC)/Núcleos de Apoio Pedagógico a Educação (Napes). Ministrado nas escolas, os estudos devem reunir gestores das Escolas Municipais, Conselho Escolares e todos os envolvidos com a educação (porteiro merendeiras, serviços gerais, professores, alunos, ajudante de ensino).
Desenvolvido de forma individual dentro de cada unidade escolar da rede municipal de ensino, o dia “D” abre os estudos e dá amplitude aos diversos estudos e pesquisas a respeito do documento, realizados pela SMEC/NAPEs ao longo do processo homologação desse, que deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
Os estudos ainda devem continuar na rede até o mês de junho.
Entenda o que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Primeiramente ela(BNCC) não é uma diretriz e nem um plano nacional curricular, e sim um “documento de caráter normativo” que estabelece os conhecimentos/aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
com informações do MEC