Editora Positivo leva espetáculo para alunos de Porto Seguro

Foto: divulgação
O Romance do Pavão Misterioso, de José Camelo de Melo Resende, é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel. A peça teatral será encenada no Centro de Cultura de Porto Seguro, nos dias 18 e 19 de agosto. Mais de 900 alunos de seis Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino na região foram convidados para assistir ao espetáculo.

A peça teatral terá uma sessão beneficente aberta ao público no dia 18 de agosto, às 19h, com arrecadação de alimentos em prol da Associação de Mulheres em Defesa da Vida, que oferece assistência jurídica, psicológica e oficinas para melhorar a auto-estima de crianças, adolescentes e mulheres da cidade.

O espetáculo é produzido e encenado pela Cia do Voo do Rio de Janeiro e traz a história de uma condessa grega chamada Creuza, que de tão bela desperta o amor de Evangelista, um jovem turco e rico que deixa sua terra natal e se muda para Grécia decidido a conquistar o amor da condessa. O problema é que a moça vive presa no alto de um sobrado, por ordem de seu próprio pai, sem poder falar com ninguém.

A história se desenvolve com as artimanhas criadas pelo jovem turco para conquistar sua amada. Este espetáculo, uma mistura de romance, teatro e cordel, surpreende justamente por essa combinação inusitada de estilos, em que os quatro atores se revezam nos papéis e despertam a imaginação da platéia.

José Camelo de Melo Resende, autor do texto e patrono da Academia Brasileira de Cordel, começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições – guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse.

A peça teatral faz parte das ações de Marketing Cultural da Editora Positivo, empresa do Grupo Positivo – maior corporação Educacional do Brasil –, e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como objetivo aliar o entretenimento ao conhecimento, em todo o território nacional. Ao todo, a turnê desse espetáculo beneficiará, apenas no 2º semestre, cerca de 14 mil alunos de 162 Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino de seis cidades da Bahia.

Teatro de bonecos encanta Brasil

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ações Especiais da Editora Positivo, Alessandra Meira, as ações de marketing cultural valorizam as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuem para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos das Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino. “Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores”, garante.

O espetáculo O Romance do Pavão Misterioso é oferecido pela Editora Positivo as Escolas Conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino. Além dos Livros Didáticos Integrados e acesso ao Portal Positivo – cujos conteúdos complementam os trabalhados em sala de aula –, o sistema também oferece suporte na área pedagógica e na gestão escolar durante todo o ano letivo, além de apoio em marketing e campanhas institucionais.

 

Fonte: Editora Positivo

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui