Ecofuturo e Suzano inauguram Biblioteca Comunitária

Novo espaço será entregue no dia 19 integra as iniciativas do projeto Nascentes do Mucuri

Imagem: Divulgação

O Instituto Ecofuturo e a Suzano, sua mantenedora, inauguram uma Biblioteca Comunitária em Poté (MG) na próxima quinta-feira, dia 19, às 19h, em cerimônia aberta à comunidade. A implantação da unidade integra as iniciativas do projeto Nascentes do Mucuri, idealizado pela Suzano e desenvolvido por diversos parceiros, que promove a restauração das nascentes do rio Mucuri, educação ambiental e o desenvolvimento regional.

A biblioteca, batizada de “Professora Vicentina Ferreira Pena” em homenagem a uma das primeiras educadoras da cidade, foi instalada junto à Biblioteca Pública e atenderá, além de toda comunidade, cerca de 300 alunos da Escola Municipal Adhemar de Paula Freitas, que fica próxima ao local. O espaço receberá um acervo complementar com 1.000 novos livros de literatura, sendo 700 selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), parceira técnica do projeto, e os outros 300 atenderão demandas da comunidade. Móveis e equipamentos eletrônicos e de informática novos também compõe a biblioteca.

“O Ecofuturo tem como propósito formar leitores de mundo e, para isso, buscamos semear conhecimento, contribuir com as comunidades locais e cultivar relações. Acreditamos que a educação e a leitura de qualidade podem apoiar a transformação da realidade local e promover o desenvolvimento sustentável em Poté”, afirma Paulo Groke, Diretor Superintendente do Instituto Ecofuturo.

“Estamos muito contentes pela parceria entre o Instituto Ecofuturo e o Nascentes de Mucuri com a Prefeitura, pois conseguimos modernizar nossa biblioteca pública como forma de promover os benefícios que a leitura pode proporcionar ao ser humano”, conclui a Secretária Municipal de Educação, Solange Cambui Colen.

A unidade foi financiada pela Suzano, enquanto a prefeitura foi responsável por reformar o espaço e deverá mantê-lo após a inauguração, além de contratar dois funcionários que atuarão na biblioteca. A cerca de 30 educadores e moradores da região, foram oferecidos pelo Instituto cursos gratuitos de Auxiliar de Biblioteca, Promotor de Leitura e uma oficina de Educação Ambiental, que totalizam 72 horas de formação.

Esta é a terceira Biblioteca Comunitária Ecofuturo entregue pela Suzano em Minas Gerais, como parte do projeto Nascentes de Mucuri. As outras unidades foram implantadas em Ladainha e Malacacheta.

Formando leitores de mundo

Desenvolvido há 20 anos, o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo tem como objetivo incentivar a promoção da leitura, democratizar o acesso ao livro e contribuir com políticas públicas de leitura e de bibliotecas.

Com esta inauguração, são 117 bibliotecas implantadas em 12 Estados, com média de 650 mil atendimentos por ano pela rede. Segundo estudo divulgado pelo Ecofuturo, as Bibliotecas Comunitárias da rede contribuem para a melhora no desempenho escolar nos municípios onde estão presentes, com impactos positivos comprovados no Ideb e na taxa de aprovação.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui