No último dia 28, o município de Itabuna comemorou 101 anos de emancipação política e os festejos começaram um dia antes, com o I Mutirão da Cidadania da Agricultura Familiar, na Associação Roça do Povo. A Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) também participou do Mutirão, através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), que distribuiu, de forma simbólica, sementes de milho e feijão, do Programa Semeando, da Safra de Inverno 2011.
“Ao todo, a EBDA já entregou para essa associação 300 kg de sementes. Devido a excelente qualidade do produto, é possível criar um banco de sementes e cada agricultor fica incumbido de devolver com a mesma quantidade que recebeu, para que na próxima safra ele já tenha uma maior autonomia”, falou o engenheiro agrônomo da EBDA, em Itabuna, Welligton Leite, ao participar das comemorações.
“Como fica mais difícil para os moradores da zona rural irem à cidade participar da festa, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente trouxe o prefeito, Capitão Azevedo, para iniciar essa grande festa aqui, junto com os agricultores familiares, que tanto contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Agricultura, Antônio Marcelino Oliveira.
O Mutirão ofereceu aos agricultores alguns serviços, como corte de cabelo, palestras sobre saúde humana e programas de sanidade vegetal e animal, informações sobre o Programa Federal de Aquisição de Alimentos (PAA), emissão de carteira de identidade e bolsa renda municipal, entre outros.
Sementes
A Gerência Regional da EBDA recebeu do programa Semeando, este ano, 36 mil quilos de feijão e 18 mil de milho, para beneficiar mais de 5.000 agricultores familiares que vivem nos 47 municípios de atuação da gerência. Somente em Itabuna, foram distribuídos 1320 mil quilos de sementes, que de acordo com o gerente regional Franklin Passos, contribui para a renda e segurança alimentar dos agricultores familiares, já que são fiscalizadas e certificadas pelas instituições do estado responsáveis pela inspeção vegetal.
Fonte: Ascom da EBDA