“Melhor é um jovem pobre e sábio, do que um rei idoso e tolo, que não mais aceita repreensão.” (Eclesiastes 4.13)
Estamos terminando o mês de maio, mas continuaremos falando sobre relacionamentos e sobre vida familiar. Espero que esteja orando mais por sua família. Se não está, comece! Orar pela família é muito importante. Mas lhe convido a orar por sua família com um foco diferente, orando insistentemente pela pessoa que você mais pode influenciar, e assim contribuir para que sua família também seja melhor: você mesmo!
Diariamente meditaremos sobre um pedido que devemos fazer a Deus. Vamos começar com humildade. Algo difícil, não? O que é ser humilde? Considerando o texto de hoje, uma forma de ser humilde é aceitar repreensão. É melhor um jovem pobre e sábio, que aceita repreensão, do que um rei idoso e tolo, que não aceita. A sabedoria nos leva à humildade. A soberba é filha da tolice. Aceitar repreensão não é fácil, mas é muito valioso para a vida. Admitir que erramos, ouvir e aceitar o que não gostaríamos de ouvir, é uma atitude que nos melhora.
Quando somos repreendidos por termos errado e reagimos, resistimos, justificamos, estamos jogando fora uma grande oportunidade. Não devemos pensar que seremos submissos à repreensão de Deus se não somos à repreensão de pessoas. Muitas vezes a repreensão de Deus nos virá por meio de pessoas. Existem, é claro, pessoas insensatas que se atrevem a repreender segundo sua insensatez. Elas podem e devem ser resistidas. Mas cuidado para não confundir. Nós sabemos quando erramos e será bom se aceitarmos uma boa repreensão, apesar de seu gosto amargo. “Deus resiste aos soberbos, mas concede Sua graça aos humildes” (Tg 4.6).