É preciso saber viver!

“O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem. Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.” (Romanos 12.9-15)

Você sabe viver? Como é que podemos saber se sabemos viver? Quais são os parâmetros? Encontramos nas Escrituras diversos parâmetros que indicam-nos como viver, independente das circunstâncias. São parâmetros que consideram o temporal e o eterno, os anseios humanos e a vontade de Deus. Consideram nossas limitações, mas realçam o poder da fé. Se, ajudados pelo Espírito Santo (pois sem Ele não é possível), nos orientarmos por esses princípios, viveremos com quem sabe viver e experimentaremos o real sentido da vida. Cresceremos na capacidade de enfrentar o desejável e o indesejável. Não há uma receita para a vida, mas há princípios. Eles moldam perspectivas, formas de ver e compreender.   E modelam atitudes. Princípios cristãos apoiam uma vida cristã. Vivemos por eles crendo e obedecendo. Neste texto de Paulo encontramos pelo menos seis desses princípios:

1) Escolha ser, diariamente, uma benção para seu próximo! É agindo assim que você será abençoado. Neste mundo egoísta, cuida melhor de si quem já compreendeu que tem o dever de amar e servir ao próximo;

2) Honre a Deus com sua pro atividade em lugar de viver ansioso, preocupado com suas necessidades.

3) Cultive o zelo com a vida, o fervor espiritual e, diariamente, escolha agir de maneira que Deus seja honrado;

4) Enfrente a vida pela fé. Sua alegria e sua paciência devem ter fundamentos eternos. Por aqui tudo passa! Não seja um dependente de circunstâncias!

5) Ore diariamente. Daniel orava três vezes por dia. Você também consegue!

6) Seja generoso e compassivo, mesmo com os que se mostrem mesquinhos e insensíveis. Não é com o mal que se vence o mal. É com o bem!

Saber viver envolve confiarmos na proximidade de Deus e crermos que Sua vontade é nossa melhor escolha. A vida tem dores, revezes boas e más notícias. Há injustiças e frustrações. Mas que podemos contar com Deus em qualquer situação para nos guardar, guiar e abençoar. Saber viver envolve sermos mais conscientes e responsáveis por nossa própria vida. Buscar o conhecimento de Deus e aceitar nos submeter à Sua vontade é algo que precisamos decidir. Não acontecerá por acaso! Saber viver não é simplesmente uma questão de me sentir satisfeito com a vida que estou levando agora! Mas, sobretudo, mas considerar quem estou me tornando e que significado minha vida tem para o meu próximo e para Deus. Saber viver é viver sob a influência do Criador da vida. E aí? Você tem sabido viver? No final, o próprio Criador nos dará a resposta.

ucs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui