É ensinando que se aprende

“…ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.” (Mateus 28.20)

Estamos refletindo sobre a grande comissão. Fazer discípulos de todas as nações, mergulha-los no Pai, no Filho e no Espírito Santo e ensiná-los a obedecer tudo o que Jesus ordenou.

E então? Você está empolgado ou empolgada com esta tarefa? Está sentindo-se incapaz? Calma, se não pudéssemos assumi-la, Jesus não a teria nos dado. Os que primeiro a receberam eram como você e eu. Entendiam pouco do Reino de Deus e tinham dificuldades com o modo de Jesus lidar com a vida e as pessoas.
Uma das experiências transformadoras para eles foi exatamente o compromisso com a tarefa. O mesmo acontecerá com você e comigo. Quero lhe dar o exemplo de Pedro. Foi ele quem pregou o sermão no culto inaugural da igreja no mundo, considerando uma certa perspectiva da leitura de Atos dos Apóstolos. E se saiu muito bem. Foram cerca de três mil conversões, segundo o relato de Lucas.
Mas, no capítulo 10 do mesmo Atos dos Apóstolos, vemos que Pedro está sofrendo ajustes. Ele ainda não entendia o “de todas as nações”. Ou pelo menos entendia que seria de todas as nações, desde que se enquadrassem na cultura judaica. Mas aquela ida à casa de Cornélio, o centurião romano, o colocou para pensar.

Estar envolvido na grande comissão quebra paradigmas e nos coloca para pensar. Não é assim quando apenas nos conformamos às práticas e repetimos os discursos de nossa religião, de nossa tradição.
Na grande comissão temos que ensinar os novos discípulos a obedecerem ao que Jesus ordenou. Normalmente sabemos melhor o que a nossa igreja exige, o que o nosso pastor diz ou mesmo, o que algum pastor que admiramos fala sobre ser discípulo ou cristão. Mas, você sabe de fato o que Jesus ordenou? Você tem se comprometido a obedecer a isso? Pois, como ensinaremos outros a obedecerem, se ainda não obedecemos?
Leia os Evangelhos e faça uma anotação do que Jesus ordenou. Quanto mais for lendo e se aventurando em obedecer, melhor lerá e entenderá o caminho da obediência. O Espírito Santo vai te ajudar.

Percebe? Estar envolvido na grande comissão nos coloca num caminho de crescimento. Vamos todos pelo mesmo caminho! Os que acabaram de chegar e os que já estão na igreja há muito tempo! E às vezes somos obrigados a reconhecer que estivemos parados, pois a nossa religiosidade nos fez apenas andar em círculos!
Bem-aventurados os que percebem a própria cegueira e seus próprios equívocos sobre o Evangelho, sobre o Reino e sobre a vida cristã. E uma excelente  oportunidade de perceber isso é comprometer-se com a grande comissão.
Vamos lá! Se você não fosse adequado aos olhos de Jesus, Ele não faria com que esse chamado chegasse até você. Comprometa-se e prepare-se: você vai mudar! E vai mudar para muito melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui