Duas bençãos dos mandamentos

“Por elas o teu servo é advertido; há grande recompensa em obedecer-lhes.” (Salmos 19.11)

Para que servem os mandamentos e preceitos do Senhor revelados a nós? Que resultados promovem em nossa vida e que papel desempenham? A partir deste verso dos salmos encontramos dois importantes papéis para os preceitos que Deus nos dá: eles nos ajudam oferecendo advertência contra maus caminhos e nos ajudam a reconhecer e trilhar os bons. Um papel de precaução e outro de direção. O verbo advertir pode assumir tanto o sentido de prevenir quanto o de repreender. Se formos sábios os mandamentos do Senhor serão para nós mais frequentemente uma prevenção do que uma repreensão. A diferença será determinada por nosso zelo espiritual.

Quanto mais nos dedicarmos a buscar a Deus e aprender a ama-lo, tanto mais seus preceitos e ordenanças serão advertências que nos deixarão prevenidos para evitar o mal. Estaremos alertas para resistir e cedo nos desviar do que pode nos levar a cair em tentações e ciladas. Do contrário, seus mandamentos assumirão o caráter de repreensão e provavelmente precisaremos lidar também com a culpa. Ainda assim serão uma benção e estarão servindo a um bom propósito em nossa vida: o de nos aperfeiçoar. Todavia, melhor será que os tenhamos com advertências! Somos falhos, imperfeitos, mas podemos ser cuidadosos e os mandamentos nos ajudam nisso! O outro papel que eles desempenham é o de nos dar direção.

Na medida que conhecermos e valorizarmos os preceitos do Senhor, poderemos  orientar nossa vida pelo que é correto e justo. Guiados por essa ética que se inspira em Deus desfrutaremos mais realização, paz e alegria em nossa vida. Estaremos livres do peso de culpas e causaremos menos dor a nós mesmos, aos nossos amigos e familiares. Mas devemos ter em mente um importante detalhe: será preciso mais do que simplesmente conhecer e tentar obedecer a um texto bíblico. Será necessário conhecer e desfrutar do coração amoroso e paterno de Deus. Ele quer nos advertir e guiar diariamente. Estejamos atentos à Sua voz!

Seja um cristão verdadeiro e não apenas um religioso. Experimente e compartilhe o Evangelho de Jesus!

ucs

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui