Grupo de empresários e entidades representativas da classe (Associação Comercial e Empresarial de Porto Seguro, CDL, Empresários Unidos Porto Seguro, União de Líderes Empresariais ) se uniram em apoio à dra. Raíssa Soares, médica e secretária de Saúde de Porto Seguro, e ao tratamento precoce contra a covid-19. Uma carta aberta foi publicada em nome de 163 membros representantes de 232 empresas de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália desde terça-feira, 31 de agosto.
A ação unificada e massiva se deu após o Ministério Público (PMBA) estadual ter acionado o Município de Porto Seguro para que fosse impedida a adoção, distribuição, pagamento e/ou reembolso do chamado “Kit Covid”, composto por cloroquina, hidroxicloroquina, nitazoxanida e ivermectina.
Os empresários estão, conforme carta aberta, “afirmando e assumindo o posicionamento a favor de todos os protocolos de saúde indicados e/ou assinados pela médica dra. Raissa Soares. Compreendemos que todos os posicionamentos a favor de quaisquer tipos de ferramentas usadas para o combate e/ou controle da pandemia vigente devem ser respeitados”, diz a carta.
Na ação movida pelo MP, é requerida a suspensão do protocolo precoce e foi ajuizada ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra a secretária de Saúde de Porto Seguro, Raissa Oliveira Azevedo de Melo Soares, assim como a perda do cargo.
A promotora responsável pela ação citou que apenas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pode autorizar uso de fármacos para uso distinto de seu registro e que a dra. Raissa desestimula a população a tomar a 2ª dose de vacina contra a covid-19 conforme bulas.
Empresários defendem a vida a autonomia médica
Na carta aberta, o grupo de empresários e entidades menciona que a preservação da autonomia médica em prescrever medicamentos com o objetivo de tentar salvar ou preservar vidas por qualquer meio disponível para isso é um direito inquestionável. O grupo diz compreender que todo posicionamento contrário ao protocolo precoce, à profilaxia e à vacinação são critérios de opiniões pessoais ou políticos de cada indivíduo.
De acordo com o texto, eles estão abolindo todos os posicionamentos contrários às posturas e ações adotadas pela dra. Raissa Soares, elogiam e chamam de “magnífico” trabalho de vacinação e de atendimento aos infectados na pandemia. A carta também fala que a médica “surgiu apresentando uma alternativa ao combate à pandemia quando a maioria nem falava em caminhos disponíveis contra às complicações causadas pelo vírus”.
Leia na íntegra:
NÓS APOIAMOS O TRATAMENTO PRECOCE PORQUE ELE SALVOU VIDAS
O Grupo Empresários Unidos, compostos de 163 membros representantes de 232 empresas de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, juntamente com Associações de Classes, de forma unificada, apresenta a público este documento afirmando e assumindo o posicionamento a favor de todos os protocolos de saúde indicados e/ou assinados pela médica Dra. Raissa Soares. Compreendemos que todos os posicionamento a favor de quaisquer tipos de ferramentas usadas para o combate e/ou controle da pandemia vigente devem ser respeitados. A preservação da autonomia médica em prescrever medicamentos com o objetivo de tentar salvar ou preservar vidas por qualquer meio disponível para isso é um direito inquestionável grupo compreende que todo posicionamento contrário ao Protocolo Precoce, à Profilaxia e à vacinação são critérios de opiniões pessoais ou políticos de cada indivíduo. É direito do enfermo ou do ser humano utilizar todas as alternativas ou ferramentas existentes que garantam o direito intransferível: a vida. A Dra. Raissa Soares surgiu apresentando uma alternativa ao combate à pandemia quando a maioria nem falava em caminhos disponíveis contra às complicações causadas pelo vírus. De forma autônoma utilizou apenas as suas redes sociais para orientar às pessoas sobre protocolos de posturas e EPI´s que poderiam evitar o contágio do coronavírus, a exemplo do uso das máscaras e a não aglomeração de pessoas; orientou sobre o uso de vitaminas para ampliar a imunidade da população e dos colaboradores que atuavam com o público. Apresentou a vacina como sendo mais uma ferramenta do combate ao coronavírus, mas antes de tudo trouxe esperança aos que estavam infectados através de um protocolo de saúde com combinações específicas de medicamentos que garantiram a preservação das vidas de quase 99% do número de infectados de Porto Seguro. Diante dos dados, da realidade apresentada e usufruída ainda hoje na região, abolimos todos os posicionamentos contrários às posturas e ações adotadas pela Dra. Raissa Soares, que também é a atual secretária de saúde de Porto Seguro e tem realizado um trabalho magnífico de vacinação e de atendimento aos infectados do covid19. Através desta carta documentamos e afirmamos: Dra. Raissa Soares, muito obrigado!
ACEPS – Associação Comercial e Empresarial de Porto Seguro
Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Seguro (CDL)
Empresários Unidos Porto Seguro
União de Líderes Empresariais