O ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. João Bosco Bittencourt, anunciou recentemente em suas redes sociais que foi escolhido como o diretor médico do Hospital Costa das Baleias (HECB), que está prestes a ser inaugurado.
Em seu discurso, Dr. João Bosco expressou sua gratidão e compromisso com o povo de Teixeira de Freitas e do extremo sul da Bahia. Ele agradeceu ao governador Jerônimo, ao seu amigo Adolfo Loyola, à secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana, e ao diretor da IFF, Marcos, que confiaram a ele o cargo de diretor médico do HECB.
Ele afirmou: “Minhas queridas e meus queridos amigos, do extremo sul da Bahia, particularmente meu povo teixeirense. Não podia terminar esse dia sem compartilhar com vocês a minha alegria, a minha gratidão, porque essa decisão não é tomada por uma só pessoa, a análise é feita a muitas mãos.”
Dr. Bosco também expressou sua gratidão à sua família e aos seus apoiadores, afirmando que eles são a força que o sustenta em sua luta. Ele prometeu dar o melhor de si e viver o hospital, reconhecendo a importância do HECB para salvar vidas e amenizar sofrimentos.
Nascido em 16 de maio de 1955, Dr. João Bosco Bittencourt é um médico renomado que se formou em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Belo Horizonte – MG.
Ele fez residência médica em Medicina Interna e Intensiva na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e se especializou em Cardiologia.
Dr. Bosco tem uma longa história de serviço à comunidade, tendo ocupado vários cargos em Teixeira de Freitas – BA, incluindo auditor, diretor financeiro e presidente da UNIMED Extremo Sul, vice-presidente da Federação das UNIMEDS da Bahia e representante junto a UNIMED do Brasil.
Ele também foi fundador e primeiro presidente da Associação Médica de Teixeira de Freitas e colaborador do Hospital São Paulo. Quando prefeito de Teixeira, destacou-se por seu empenho em melhorar a Saúde do município, sobretudo, por alavancar o conceito de humanização do SUS.
Sobre o Hospital Costa das Baleias
O HECB, com 216 leitos, sendo 30 de UTI adulto e pediátrica, foi projetado como referência para os 21 municípios da região, beneficiando mais de 800 mil habitantes.
O hospital dispõe de um avançado centro de bioimagem equipado com ressonância magnética e tomografia computadorizada, assim como ultrassonografia, mamografia, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x.
Completam a estrutura sete salas cirúrgicas e instalações para hemodinâmica, consolidando a unidade como a maior do extremo sul da Bahia.
O hospital contará com um perfil assistencial diversificado, oferecendo especialidades que vão desde clínica geral, passando pela pediatria, ortopedia, cardiologia, angiologia, urologia, mastologia, cirurgia torácica, oncologia até a neurocirurgia, suprindo diversas carências da região.
Com isso, milhares de pessoas terão acesso a cuidados especializados sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades.