Eunápolis: Donos de padarias buscam crescimento com união do setor

O Projeto Empreender estimula empresários a se unir e encontrar soluções para problemas comuns

O concorrente não é um adversário, mas um parceiro. Essa foi a conclusão a que chegaram os donos de padarias de Eunápolis que participaram da primeira reunião do segmento no Projeto Empreender,realizada no dia 25 de janeiro, na Associação Comercial e Empresarial de Eunápolis (ACEE). O encontro foi conduzido pela analista do Sebrae Claurilda Pateze pelo consultor do projeto na ACEE, Mirabeau Andrade.

O Projeto Empreender busca unir empresários do mesmo setor para que encontrem juntos soluções para problemas comuns. O programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa, ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.

Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas.

Proprietária da Padaria e Confeitaria Alves,no bairro Minas Gerais, a empresária Cleidiana de Jesus Alves, de 37 anos, ficou encantada com o projeto. “A ideia é muito interessante e será muito útil para nós, se a gente focar mesmo. Os donos de padarias deveriam conhecer melhor o projeto e melhorar o nosso grupo”, avaliou. Para ela, o principal ponto a ser reforçado no setor é a união. “O Empreender ensina que a união faz a força. Concorrente não é inimigo. Para crescer, temos que nos unir”, reforçou.

Wendel Machado da Cruz, 33 anos, já conhecia o projeto, e acredita que terá sucesso com o Núcleo de Padarias. Hoje ele toca sozinho o negócio da família, a Padaria e Fábrica de Biscoitos Dona Noca, que funciona no bairro Pequi desde 1985, e já viu outras tentativas de unir o segmento naufragarem. “As pessoas têm medo de se juntar, porque veem o concorrente como adversário, e não como parceiro. É um problema cultural”, resumiu. O empresário sabe que a proposta é boa, mas que não é fácil juntarto dos os panificadores em prol de um objetivo único. “Unir sempre é bom. A ideia é muito boa, mas as pessoas têm que querer. Vai dar trabalho, mas vai valera pena”.

A analista do Sebrae, Claurilda Patez, explicou porque participar do Empreender é importante para o crescimento do negócio. “O diferencial de tantos outros programas é que, no Empreender, as soluções vêm de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. O que reflete com fidelidade o espírito do programa é a forma de associativismo que ele propõe, na qual existe uma nova visão de parceria, onde o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador. O diferencial é que todos ganham”, explicou.

A segunda reunião do Núcleo de Padaria será no dia 2 de fevereiro, às 10horas, na ACEE. Segundo Patez, o grupo está aberto à participação de todos os proprietários de padarias de Eunápolis. Basta comparecer à reunião ou procurar o Ponto de Atendimento Empresarial do Sebrae na cidade, na Rua 5 de Novembro, 66, Centro, ao lado do SAC. Telefone: (73) 3281-1782.

Núcleos do projeto já estão definidos

Empresários e representantes de diversas entidades de Eunápolis se reuniram no final do ano passado para escolher os segmentos econômicos prioritários para serem atendidos pelo projeto no município.

A analista do Sebrae Claurilda Patez apresentou o rol de critérios para a escolha dos segmentos (escala, alcance, impacto,eficácia de custo e sustentabilidade, aptidão do município e retorno financeiro para a associação comercial) e os critérios para a priorização de formação dos núcleos setoriais a serem atendidos, no caso simplicidade, baixo custo, fácil execução,rapidez na consecução de resultados e quantidade de beneficiados.

A analista apresentou uma pré-seleção de segmentos econômicos baseada no rol de critérios, nas experiências anteriores do Sebrae e Associação Comercial e ainda na disponibilidade de ações e produtos disponíveis no atendimento do Sebrae. Estes segmentos foram: pequenos mercados, mercearias e armazéns; salões de beleza e serviços de estética; bares, lanchonetes e ambulantes do segmento de alimentação; padaria e confeitaria; restaurantes e similares; oficinas mecânicas, elétrica e borracharia para veículos e comércio de artigos de vestuário e acessórios.

Os empresários e representantes de entidades poderiam aceitar ou mudar os segmentos, mas optaram por aceitar aqueles que foram propostos pelo Sebrae, incluindo na lista os segmentos de hotéis e pousadas e o de apicultura.

Os representantes das instituições financeiras apresentaram seu apoio com foco na habilitação para o crédito dos empresários participantes dos núcleos setoriais e empenharam seu compromisso na disponibilização de informações e pessoal para compartilhar essas informações nos núcleos.

Saiba mais

O QUE É UM NÚCLEOSETORIAL?

Grupo de Empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente, orientados por um consultor (treinado especificamente na metodologia do Empreender), dentro de uma Associação Empresarial, para discutirem os seus problemas comuns e buscarem soluções conjuntas.

ATIVIDADESDESENVOLVIDAS PELOS NÚCLEOS SETORIAIS:

– Discussão de problemas/busca de soluções
– Cursos sobre temas definidos pelas MPEs
– Discussões com órgãos de fiscalização e normatização
– Compras em grupo
– Vendas em conjunto
– Visitas e participação em feiras e missões
– Análises das MPEs participantes


Fonte: Débora Vicentini

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