Expedição Rotas Verdes Brasil chega a Porto Seguro

Projeto irá produzir primeiro livro digital gratuito sobre áreas preservadas no país

O registro de imagens da vida selvagem faz parte da rotina de trabalho do documentarista de natureza, Fernando Lara. Depois de fazer expedições pelo Pantanal, amazônias brasileira e boliviana e países da África, o profissional está este ano em um projeto ousado: registrar imagens de mais de 30 unidades de conservação do território brasileiro de 20 estados, percorrendo um trajeto de 18.000km em uma Honda NXR 150 Bros bicombustível. O projeto, chamado ROTAS VERDES BRASIL é uma realização da Fauna e Flora Documentários em parceria com a concessionária Mavimoto Honda.

Serão 8 meses de trabalho solitário que inclui todos os biomas sobretudo a fauna, flora, aspectos antropológicos e geográficos do país. A rota irá ‘abraçar’ o Brasil, percorrendo o lado leste pelo litoral e o oeste pelas linhas de fronteira. O percurso teve início em 30 abril de 2011 no Parque Estadual do Rio Doce (MG) já passou por 18 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e se encontra hoje no Parque Nacional do Pau Brasil, em Porto Seguro, a 24ª unidade de conservação da expedição. Os trabalhos são realizados com o apóio da RPPN Estação Veracel, onde o documentarista esta hospedado. A rota inclui ainda unidades de conservação no Espírito Santo e terminará em Caratinga (MG) no dia 17 de dezembro.

Todo este esforço tem um objetivo muito nobre. Fernando Lara irá produzir o primeiro livro digital (e-book) gratuito da internet sobre unidades de conservação do país. “Vamos transformar tudo em uma obra de livre download que terá informações de localização, fauna e flora ameaçada, espaços para visitação de turistas, entre outros. Queremos divulgar as áreas conservadas e popularizar essas informações para que professores, alunos, ambientalistas, políticos possam conhecer mais as nossas belezas naturais”, afirma Fernando Lara.

Pensando no interesse internacional que as unidades de conservação irão despertar as vésperas da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, a Fauna e Flora Documentários também irá disponibilizar o e-book nas versões em inglês, português, espanhol e japonês. O lançamento está previsto para abril de 2012.

Todo o percurso de Fernando Lara é divulgado diariamente no site oficial do projeto www.rotasverdesbrasil.com.br. Além de brasileiros, há registros de internautas de mais de 50 países que acompanham o dia a dia da expedição. O encontro do documentarista de natureza a menos de quatro metros com a onça-pintada na Floresta Amazônica e que salvou o animal de um abate; a travessia pela intransitável BR 319 entre Manaus e Belém; e o percurso de cinco dias pelo Rio Amazonas até Belém estão entre os posts mais visitados pelos internautas.

A motocicleta

A Honda NXR 150 Bros com motor OHC é o veículo oficial da Rotas Verdes Brasil e a companheira de campo de Fernando Lara. A motocicleta é a primeira da categoria ON/OFF bicombustível do mundo e é o modelo ideal para percorrer os mais de 18.000 quilômetros da expedição, por ser mais resistência e adaptada para percorrer terrenos mistos.

Durante a Rotas Verdes Brasil será usado apenas combustível limpo: etanol, que emite até 90% menos poluentes em relação à gasolina. No entanto, no final da expedição, todo o gás carbônico emitido pela motocicleta será neutralizado por meio de plantio de árvores com apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) do Governo do Estado de Minas Gerais.

Portfolio

Fernando Lara tem 31 anos, é natural de Ipatinga (MG) e possui 11 anos de experiência na documentação de vida selvagem no Brasil e no mundo. o documentarista de natureza é especializado no rastreamento de animais e isso permite que o profissional consiga imagens com bastante proximidade, quase sempre sem a necessidade de captura. Entre as técnicas conhecidas pelo documentarista estão os pios de vocalização de diversos pássaros, anta, jacaré e um instrumento que emita o esturro de onça-pintada. O profissional também é mergulhador com especialidade em documentação fotográfica e em vídeos subaquáticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui