DISCÍPULO DE JESUS

“Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?” (Lucas 10.29)

O perito na Lei Mosaica que interrogou Jesus sobre o que fazer para herdar a vida eterna, recebeu como resposta o mandamento de amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a si mesmo. Ele então perguntou ao Mestre quem seria esse próximo que deveria amar. Em resposta Jesus contou a ele uma das mais desconcertantes parábolas para um religioso judeu, em que um levita e um sacerdote eram vilões e o herói, um samaritano.

“Quem é o meu próximo?”. Talvez essa pergunta tenha muito a ver conosco. Talvez estejamos muito seguros do que sabemos sobre Deus e até nos orgulhemos disso. Talvez nossa religiosidade e capacidade de lidar com a Bíblia esteja nos fazendo peritos do texto, mas ignorantes sobre pessoas. Talvez ainda não tenhamos percebido que amar a Deus e ao próximo formam um só mandamento e que, saber mais sobre Deus do que sobre pessoas, é sinal de insensatez e ignorância espiritual. Afinal, parafraseando a epístola joanina, como podemos saber mais de Deus, a quem não vemos, do que de pessoas, semelhantes a nós e que podemos ver?

Segundo a parábola de Jesus, o nosso próximo não é aquele que se aproxima de nós, mas aqueles de quem nos aproximamos. Amar o próximo é uma atitude, uma iniciativa, e não uma reação. Toda pessoa pode ser um próximo para amarmos. O que determina é nossa maneira de agir com cada uma das pessoas. Mas pode ser que estejamos cegos e insensíveis à elas, ao mesmo tempo e seguros de que andamos com Deus.

Essa contradição faz sentido, porque é mais fácil amar a Deus do que amar ao próximo. É mais fácil chorar e arrepiar-se de amor por Deus do que estender a mão e ajudar o próximo. É mais fácil encantar-se com a santidade de Deus do que respeitar e acolher um pecador. É mais fácil ser um religioso e orgulhar-se de Deus, do que um discípulo de Jesus e amar o próximo, Todavia, devemos nos lembrar de que nosso chamado é para fazemos do outro um próximo, e amá-lo. Pois seguir a Cristo é ser cristo para o próximo. Essa é a única maneira de seguir Seus passos.
Que você faça muitos próximos e ame cada um como ama a si mesmo. E agindo assim perceberá que apenas alguns passos à sua frente estará Jesus. E então entenderá o que é ser verdadeiramente um discípulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui