Dilma Rousseff toma posse em Brasília

Presidente fez discursos emocionados e prometeu erradicar a miséria

Dilma Rousseff tomou posse neste sábado (1º) como presidente da República e se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo mais alto do país. Em Brasília, capital federal, 30 mil pessoas acompanharam a cerimônia e assistiram a nova presidente do país receber a faixa presidencial do seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.

Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.

Discurso de posse da presidente

– Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.

Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.

– Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. […] Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.

A cerimônia contou com a presença de 57 autoridades de outros países e diversos políticos nacionais.

Para chegar ao Congresso, Dilma teve de desfilar em carro fechado, por causa da chuva que atingiu a capital federal. Ela embarcou na Catedral de Brasília e passou pela Esplanada dos Ministérios.

Escoltada pelos Dragões da Independência, ela acenou aos jornalistas que acompanhavam sua entrada no Congresso. Ao lado de seu vice, Michel Temer (PMDB), Dilma foi recebida pelo presidente do Senado, José Sarney.

Os eleitos juraram “manter, defender e cumprir a Constituição Federal, observar leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, e foram declarados empossados.

A seguir, todos cantaram o Hino Nacional. Dilma e Temer assinaram, sob aplausos, o termo de posse.

Fonte: R7 Notícias

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui