Dia Mundial do Câncer: dicas que podem salvar vidas no verão

Autoexame também é uma prática saudável para prevenção do câncer de pele, doença que mata sete milhões de pessoas por ano no mundo

Nesta terça-feira, 04/02, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que visa unir o mundo todo na luta contra a epidemia global do câncer por meio da sensibilização e educação sobre a doença.

No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais frequente e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Porém, se detectada precocemente, a doença apresenta elevado percentual de cura.

Com os dias mais longos e as altas temperaturas de verão, as pessoas são atraídas para as praias e por atividades ao ar livre. Mas o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 576 mil brasileiros ao ano, segundo o Ministério da Saúde. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta. No mundo, sete milhões de pessoas morrem por melanoma ao ano.

A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saúde, especialmente em períodos como o atual. Mas se alguns cuidados forem observados, o problema pode ser facilmente evitado.

PROTEJA-SE

• Além de óculos de sol, use chapéus e bonés de abas largas e proteja as partes mais expostas. Não são raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas.

• Evite ficar sob o sol entre as 10 e 16 horas, quando a irradiação de ultravioleta é maior.

• Conheça o histórico de problemas de pele na sua família. Ele pode indicar a necessidade de cuidados especiais.

• Abuse do protetor solar em todas as partes do corpo. Repita a aplicação diversas vezes e não apenas no início da atividade. E lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele.

ATENÇÃO AOS ALERTAS DA SUA PELE

Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.

TRATAMENTO

Quando o melanoma é identificado precocemente, faz-se cirurgia no local. Mas se o melanoma se espalha para outras partes do corpo, o tratamento pode ser realizado com medicamentos de última geração.

O ABCDE QUE PODE SALVAR VIDAS

 

A observação rotineira dos cinco passos da tabela abaixo são fundamentais. Um ABCDE que pode salvar as nossas vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui