Dia Mundial de Combate à Tuberculose: Teixeira de Freitas é referência em atendimento

O Dia Mundial da Tuberculose, 24 de Março, foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares. E, neste dia, Teixeira de Freitas tem muito o que comemorar por ser referência em atendimento da doença na região Extremo Sul da Bahia, com mais de 70 casos atendidos por ano.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Em Teixeira de Freitas, a população tem aceso ao Serviço de Referência de Tuberculose, que atende em média 7 pacientes com a doença por semana.

Para a enfermeira responsável pelo serviço de Tuberculose, Ana Maria Ferreira, o trabalho desempenhado é fundamental. “Nosso papel é monitorar o indicadores epidemiológicos, acompanhar o cumprimento das metas, coordenar a busca por pacientes sintomáticos respiratórios no município, além de acompanhar os casos, assegurar a realização de exames e articular o treinamentos das equipes de saúde da família”, explicou a enfermeira

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui