Dia Mundial da Hipertensão: Saúde reforça a conscientização sobre o controle da pressão arterial

Dia Mundial da Hipertensão: Saúde reforça a conscientização sobre o controle da pressão arterial. Foto: reprodução
Mais de 30% da população adulta em todo o mundo é afetada pela hipertensão, sendo o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do controle da aferição arterial para evitar complicações, a aferição é essencial para o diagnóstico e o tratamento adequados da hipertensão.

No último mês, a data é lembrada por ser o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, e contou com ações educativas sobre o tema, para enfatizar a importância do controle da aferição de PA, uso correto da medicação, alimentação saudável e atividade física. Na oportunidade, houve aferição de PA, vacinação, consulta médica e de enfermagem, peso e altura.

O médico nefrologista Ivan Pereira Barreto falou sobre a doença e fez o alerta: “No Brasil, mais de 35% da população jovem adulta tem hipertensão, para as pessoas acima de 60 anos a porcentagem sobe para 60% da população. É uma doença multifatorial e que representa fator de risco principalmente para os órgãos-alvo como coração, rim, cérebro, vasos sanguíneos, e é fundamental manter hábitos saudáveis para evitar complicações”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui