Com o propósito de tratar da inclusão e das potencialidades das pessoas portadoras de trissomia 21, condição também conhecida como Síndrome de Down, foi realizado um evento intitulado “Amigos não contam cromossomos”, promovido pelo Centro de Educação Inclusiva e Atendimento Especializado de Porto Seguro (CEAME) e com a participação da palestrante Marilene Santos da Silva, de Porto Alegre (RS). O evento aconteceu no dia 20/03, no auditório da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes.
O CEAME faz parte da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC), através do setor de Inclusão, sob a coordenação de Danilo Palmeira. O órgão, que atende atualmente 195 alunos matriculados na rede regular de ensino, dispõe de 15 profissionais especializados em diferentes deficiências e conta com uma docente especializada em trissomia 21, a professora Maria José Evangelista. O CEAME tem como diretora Dermivania Araújo e coordenadora Vera Liu.
Para a professora Maria José, a trissomia 21 não é uma doença, mas uma condição genética, que não impede que as pessoas sejam felizes e alcancem seus objetivos. Ela explanou que atende alunos com trissomia 21 e com deficiência intelectual, salientando que as famílias precisam estar bem informadas sobre os potenciais de seus filhos e também que é importante que os dados nacionais sobre o assunto sejam bem divulgados, para que se possa orientar as políticas públicas direcionadas a essa população.
Marilene Santos da Silva é autora do livro “47 cromossomos e infinitas possibilidades”. Ela é psicopedagoga, graduando em psicologia, mestre em reabilitação e inclusão, especialista em trissomia 21 e professora de pós-graduação. Segundo ela, é necessário conhecer a pessoa para incluí-la, tendo em vista o seu perfil cognitivo, neurológico e psicopedagógico. “Entendemos também que a família precisa ser trabalhada”, ressaltando a importância da vivência em grupo das pessoas portadoras de trissomia 21, além do seu atendimento na rede regular de ensino.
Além da palestra para alunos e seus familiares na FNSL, o dia 21/03 foi comemorado com a Carreta da Alegria, que percorreu algumas ruas do município em momentos de descontração e de conscientização sobre a importância do tema.