Na Semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Suzano celebra o papel revolucionário das mulheres em cargos de liderança e áreas operacionais da empresa. Com um ambiente inclusivo e acolhedor, a companhia busca promover a diversidade e oferecer oportunidades para que todos e todas possam desenvolver seu melhor.
Na unidade da empresa em Mucuri (BA), diversos cargos de liderança são ocupados por mulheres. A coordenadora de Produção do Papel, Nathalia Gracielle da Silva Cruz, é uma delas. Graduada em Engenharia Química, ela começou sua carreira na área técnica e, ao longo do tempo, percebeu o desejo de contribuir com o processo produtivo de forma mais abrangente, ingressando na área de gestão.
Com o apoio da empresa, Nathalia teve oportunidade de assumir o papel de Supervisora e, posteriormente, foi promovida a Coordenadora, passando a escrever um novo capítulo enriquecedor na sua jornada profissional e pessoal. “Me sinto feliz e privilegiada por estar em um local que valoriza e reconhece o potencial de cada indivíduo. A Suzano oferece um ambiente que proporciona oportunidades igualitárias e incentiva o crescimento profissional baseado na meritocracia”, ressalta.
A rotina de Nathalia inclui coordenar as atividades e os recursos para produção do melhor papel de imprimir e escrever do mundo. Além do monitoramento do processo e implementação de melhorias, bem como o desenvolvimento e gestão de equipes na promoção de um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.
A Suzano tem o compromisso de ter, até 2025, pelo menos 30% dos cargos de gerência ou superiores ocupados por mulheres, incentivando a diversidade e o empoderamento feminino em todas as áreas da organização. “Como mulher, sou orgulhosa de fazer parte de uma empresa que não apenas molda o futuro do setor, mas que investe no potencial ilimitado de cada indivíduo, independentemente do gênero, raça, idade ou orientação sexual”, afirma Nathalia.
Maternidade e carreira – Conciliar o cuidado com os filhos e a vida profissional é sempre um desafio para muitas mães, mas o apoio oferecido pela Suzano às colaboradoras torna a tarefa menos atribulada. É o que conta a auxiliar de Produção Laryah de Oliveira Vasconcellos, de 27 anos, que é mãe do Ravi, de 3 anos. “Meu filho tem auxílio que o ajuda quanto às necessidades especiais dele, material escolar, auxílio para creche, plano de saúde, entre outras facilidades disponibilizadas pela Suzano, que me permitem trabalhar tranquila. A Suzano é uma empresa que acredita nas mulheres, incentiva, apoia, tem plano de carreira e dá o suporte que precisamos”, diz.
A história de Laryah na Suzano começou quando ela era estudante do curso técnico de mecânica, quando o filho tinha 9 meses. Foi quando surgiu a oportunidade de participar do processo seletivo para estágio, onde foi aprovada. “Foi um desafio, deixar o meu pequeno Ravi para estagiar e estudar, confesso que no início eu chorei bastante, mas não pensei em desistir. Saía de casa às 6h da manhã e só retornava às 22h40. Estagiei na área da Recuperação por quase um ano, até ser efetivada para operação na mesma área”, lembra.
Hoje cursando Engenharia Mecânica, Laryah trabalha na operação da Caldeira de Recuperação Química, e se orgulha da evolução que teve dentro da empresa, sem perder o prazer e os desafios da maternidade. “Nós mulheres ainda estamos vencendo muitas barreiras e conquistando todos os lugares possíveis no mercado de trabalho. Como profissional do meio industrial, tenho um papel muito importante: mostrar para todas as mulheres que elas conseguem, elas podem e, principalmente, que a Suzano é uma parceira na luta contra todas as barreiras que ainda existem para nós mulheres”.
Pioneira como frentista – Exercendo função em área antes exclusiva para homens, Fabiana Pinto de Almeida, conhecida como Fabiana Fênix, de 38 anos, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de frentista no município de Mucuri, e desde 2019 tornou-se a primeira mulher Operadora de Bomba de Combustível da Suzano.
Bem humorada, Fabiana costuma dizer que “tem o diesel na veia” e orgulha-se de ter aberto a porta para encorajar outras mulheres a ingressarem na área. Segundo ela, muitos ambientes de trabalho estão ganhando o toque feminino e o cuidado de mulheres que não têm medo de enfrentar as dificuldades do dia a dia.
“Foi uma honra ser a primeira operadora de bomba de combustível, uma porta que Deus abriu na minha vida, onde pude realizar grandes conquistas no decorrer dos anos. Muito grata a Deus e a Suzano por hoje ter condições de dar aos meus filhos um bom plano de saúde e uma boa educação. Amo o que faço e só tenho a agradecer a toda a equipe do posto Suzano, principalmente ao nosso supervisor Luciano Barros e nosso analista Edivan Neves, pelo apoio e cuidado”, afirma Fabiana.
Compromisso – Essas histórias refletem o compromisso da Suzano em promover a igualdade de gênero e oferecer oportunidades para que mulheres desenvolvam todo o seu potencial. Thiago Costa Tavares, gerente de Gente e Gestão da Suzano Mucuri, salienta que um ambiente acolhedor e diverso é parte integrante da cultura da Suzano. “Atuamos de forma contínua em tornar nossos ambientes de trabalho inclusivos e diversos. A diversidade e inclusão são peças-chave para captação e gestão de talentos, tornando os processos e tomadas de decisão mais ricos e colaborativos”, afirma.
Thiago acrescenta que a empresa investe em programas internos e de seleção focados na atração e encarreiramento de talentos femininos, como o Programa Cultivar, que já formou e contratou dezenas de mulheres para trabalhar nas operações florestais. Além disso, o Grupo Plural, um movimento voluntário e orgânico na empresa, busca sensibilizar e letrar os colaboradores sobre os temas de diversidade.
As interessadas (e interessados) em fazer parte do time Suzano podem acompanhar as vagas nas páginas da empresa em redes sociais, como @talentosuzano (perfil no Instagram dedicado ao compartilhamento das oportunidades de carreira e do dia a dia dos colaboradores), e também no site Suzano – Trabalhe conosco.